Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3079
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dc.contributor.authorMonteiro, Isilda-
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.contributor.authorRibeiro, Vítor-
dc.date.accessioned2021-12-14T16:39:12Z-
dc.date.available2021-12-14T16:39:12Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMonteiro, I., Quinta e Costa, M. & Ribeiro, V. (2021). O desenvolvimento integral do educador de infância no serviço à comunidade sustentável. In Bento D. Silva et al (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 402-413). Braga: Universidade do Minho.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-71-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3079-
dc.description.abstractNo ensino superior, o desenvolvimento integral do educador contempla não só a sua formação académica como pessoal, aliando a promoção do conhecimento e o desenvolvimento de competências da formação profissional à resolução de problemas de índole social, numa postura crítica e reflexiva. Tendo como base os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, nomeadamente no que se refere às cidades e comunidades sustentáveis e à educação de qualidade, as estudantes, futuras educadoras de infância, analisaram criticamente um espaço para compreenderem os desafios que hoje se colocam à sociedade, na perspetiva da valorização e preservação do ambiente e do património natural e cultural. A visão crítica sobre espaços urbanos ou rurais, com propostas de intervenção sustentáveis, integrando as opiniões e pareceres dos cidadãos idosos, registada na forma de vídeo, foi desenvolvida com recurso à metodologia ativa de Aprendizagem e Serviço. Na análise dos guiões dos vídeos verificou-se que os objetivos definidos para a unidade curricular foram atingidos, nomeadamente a aquisição de conhecimentos e da capacidade de os aplicar na promoção do desenvolvimento sustentável e na salvaguarda do património cultural e natural. As estudantes expressaram nas reflexões finais, a consciencialização da importância do serviço à comunidade assim como da salvaguarda do património coletivo, com a adoção de comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável. Sublinharam também a importância de, na sua atividade profissional futura, reforçar o caráter transversal da educação para a cidadania no desenvolvimento integral da criança como cidadão ativo e responsável que respeite os direitos das pessoas e a natureza. Palavras-chave: formação integral do educador, aprendizagem e serviço, objetivos do desenvolvimento sustentável, desenvolvimento integral da criança.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento integral da criançapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento integral do educadorpt_PT
dc.titleO desenvolvimento integral do educador de infância no serviço à comunidade sustentávelpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage402pt_PT
degois.publication.lastPage413pt_PT
degois.publication.locationBraga: Universidade do Minhopt_PT
degois.publication.titleAtas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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