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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3079
Título: | O desenvolvimento integral do educador de infância no serviço à comunidade sustentável |
Autor: | Monteiro, Isilda Quinta e Costa, Margarida Ribeiro, Vítor |
Palavras-chave: | Desenvolvimento sustentável Desenvolvimento integral da criança Desenvolvimento integral do educador |
Data: | 2021 |
Citação: | Monteiro, I., Quinta e Costa, M. & Ribeiro, V. (2021). O desenvolvimento integral do educador de infância no serviço à comunidade sustentável. In Bento D. Silva et al (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 402-413). Braga: Universidade do Minho. |
Resumo: | No ensino superior, o desenvolvimento integral do educador contempla não só a sua formação académica como pessoal, aliando a promoção do conhecimento e o desenvolvimento de competências da formação profissional à resolução de problemas de índole social, numa postura crítica e reflexiva. Tendo como base os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, nomeadamente no que se refere às cidades e comunidades sustentáveis e à educação de qualidade, as estudantes, futuras educadoras de infância, analisaram criticamente um espaço para compreenderem os desafios que hoje se colocam à sociedade, na perspetiva da valorização e preservação do ambiente e do património natural e cultural. A visão crítica sobre espaços urbanos ou rurais, com propostas de intervenção sustentáveis, integrando as opiniões e pareceres dos cidadãos idosos, registada na forma de vídeo, foi desenvolvida com recurso à metodologia ativa de Aprendizagem e Serviço. Na análise dos guiões dos vídeos verificou-se que os objetivos definidos para a unidade curricular foram atingidos, nomeadamente a aquisição de conhecimentos e da capacidade de os aplicar na promoção do desenvolvimento sustentável e na salvaguarda do património cultural e natural. As estudantes expressaram nas reflexões finais, a consciencialização da importância do serviço à comunidade assim como da salvaguarda do património coletivo, com a adoção de comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável. Sublinharam também a importância de, na sua atividade profissional futura, reforçar o caráter transversal da educação para a cidadania no desenvolvimento integral da criança como cidadão ativo e responsável que respeite os direitos das pessoas e a natureza. Palavras-chave: formação integral do educador, aprendizagem e serviço, objetivos do desenvolvimento sustentável, desenvolvimento integral da criança. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3079 |
ISBN: | 978-989-8525-71-0 |
Versão do Editor: | https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf |
Aparece nas colecções: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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