Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3085
Title: Pedagogia e participação em contexto de creche: a influência nas dimensões pedagógicas
Authors: Teixeira, Catarina Alexandra Oliveira
Orientador: Silva, Brigite
Keywords: Educação de infância - creche
Documentação pedagógica
Issue Date: 2-Dec-2021
Abstract: O presente relatório de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este trabalho apoia-se no princípio da criança entendida como um ser capaz, competente e ativo, a quem devem ser proporcionadas diversas oportunidades de participação ativa na sua própria aprendizagem e desenvolvimento. Neste âmbito, visa analisar como as práticas pedagógicas dos educadores de infância são favorecedoras da participação e aprendizagem da criança através do modo de atuar e gerir os processos no âmbito das diferentes dimensões pedagógicas. A prática de ensino supervisionada demonstrou de forma real e no terreno a importância de se promover a aprendizagem ativa da criança, nomeadamente no contexto de creche, despoletando bases e sustentação para (re)direcionar e consolidar o desenvolvimento do presente relatório. De forma a dar resposta ao tema principal desta investigação, foi efetuada uma recolha de dados, através de um questionário realizado a Educadores de Infância, permitindo assim adquirir uma perceção global sobre as práticas. Palavras-Chave: Aprendizagem Ativa; Creche; Dimensões Pedagógicas; Documentação; Educadores de Infância
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3085
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Catarina Teixeira Final.pdf873.54 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.