Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3085
Título: | Pedagogia e participação em contexto de creche: a influência nas dimensões pedagógicas |
Autor: | Teixeira, Catarina Alexandra Oliveira |
Orientador: | Silva, Brigite |
Palavras-chave: | Educação de infância - creche Documentação pedagógica |
Data: | 2-Dez-2021 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este trabalho apoia-se no princípio da criança entendida como um ser capaz, competente e ativo, a quem devem ser proporcionadas diversas oportunidades de participação ativa na sua própria aprendizagem e desenvolvimento. Neste âmbito, visa analisar como as práticas pedagógicas dos educadores de infância são favorecedoras da participação e aprendizagem da criança através do modo de atuar e gerir os processos no âmbito das diferentes dimensões pedagógicas. A prática de ensino supervisionada demonstrou de forma real e no terreno a importância de se promover a aprendizagem ativa da criança, nomeadamente no contexto de creche, despoletando bases e sustentação para (re)direcionar e consolidar o desenvolvimento do presente relatório. De forma a dar resposta ao tema principal desta investigação, foi efetuada uma recolha de dados, através de um questionário realizado a Educadores de Infância, permitindo assim adquirir uma perceção global sobre as práticas. Palavras-Chave: Aprendizagem Ativa; Creche; Dimensões Pedagógicas; Documentação; Educadores de Infância |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3085 |
metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Catarina Teixeira Final.pdf | 873.54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.