Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3095
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dc.contributor.authorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorLaranjeira, Carla-
dc.date.accessioned2022-02-04T16:11:51Z-
dc.date.available2022-02-04T16:11:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCraveiro, C. & Laranjeira, C. (2021). Perfil de competências de um supervisor: um estudo de caso em equipas educativas. Revista Vivências Educacionais,7(1), 82-94. https://fael.edu.br/revistas-vivencias-educacionais/revista-vivencias-educacionais-7o-volumept_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3095-
dc.description.abstractAo encontro dos desafios atuais da educação e de um novo desenho de supervisão ao serviço do desenvolvimento profissional e organizacional, este artigo apresenta uma reflexão situada sobre o perfil de competências de um supervisor no âmbito da monitorização/supervisão interpares (percepções e práticas), suportado por um estudo de caso em Equipas Educativas, e que encontra o seu significado num enquadramento normativo legal e teórico, através de uma revisão bibliográfica sobre a temática em estudo. Pretendemos, assim, traçar um perfil de competências de um supervisor no âmbito da monitorização/supervisão interpares no contexto da Autonomia E Flexibilidade Curricular. Este texto é uma oportunidade para refletir sobre a prática supervisiva interpares, à qual tivemos o privilégio de monitorizar no papel que desempenhamos como coordenadoras de gestão de Equipas Educativas e dos Domínios de Autonomia Curricular, da Equipa de Autonomia e Flexibilidade Curricular, no ano letivo de 2019-2020, num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal. Parte de uma nova experiência no âmbito da supervisão interpares em contexto de Equipas Educativas, que nos permitiu refletir sobre múltiplas dimensões do desenvolvimento profissional, centrando-as na competência do supervisor no âmbito da relação pedagógica, pessoal e interpessoal, traduzindo-se numa autoformação de aprendizagem profissional. Para a ilustração do potencial formativo, procuramos dar forma a uma estratégia de ação, recorrendo a uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa) de análise e coleta de dados, a uma análise documental e a apontamentos de dinâmicas de trabalho em equipe de docentes, em Conselho de Comunidade de Aprendizagem e de monitorização da aprendizagem baseada em problemas nas Equipas Educativas, situando-os na discussão de dois eixos analíticos: 1) a dimensão organizacional – enquadramento das Equipas Educativas; 2) a dimensão profissional – o perfil do supervisor; e a criticidade das e nas práticas de monitorização/supervisão e os constrangimentospt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEquipas Educativaspt_PT
dc.subjectPerfil do supervisorpt_PT
dc.subjectSupervisão interparespt_PT
dc.subjectMonitorizaçãopt_PT
dc.titlePerfil de competências de um supervisor: um estudo de caso em equipas educativaspt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage82pt_PT
degois.publication.lastPage94pt_PT
degois.publication.locationFAEL, Brasilpt_PT
degois.publication.titleRevista Vivências Educacionaispt_PT
degois.publication.volume7 (1)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://fael.edu.br/revistas-vivencias-educacionais/revista-vivencias-educacionais-7o-volumept_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

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