Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3095
Título: Perfil de competências de um supervisor: um estudo de caso em equipas educativas
Autor: Craveiro, Clara
Laranjeira, Carla
Palavras-chave: Equipas Educativas
Perfil do supervisor
Supervisão interpares
Monitorização
Data: 2021
Citação: Craveiro, C. & Laranjeira, C. (2021). Perfil de competências de um supervisor: um estudo de caso em equipas educativas. Revista Vivências Educacionais,7(1), 82-94. https://fael.edu.br/revistas-vivencias-educacionais/revista-vivencias-educacionais-7o-volume
Resumo: Ao encontro dos desafios atuais da educação e de um novo desenho de supervisão ao serviço do desenvolvimento profissional e organizacional, este artigo apresenta uma reflexão situada sobre o perfil de competências de um supervisor no âmbito da monitorização/supervisão interpares (percepções e práticas), suportado por um estudo de caso em Equipas Educativas, e que encontra o seu significado num enquadramento normativo legal e teórico, através de uma revisão bibliográfica sobre a temática em estudo. Pretendemos, assim, traçar um perfil de competências de um supervisor no âmbito da monitorização/supervisão interpares no contexto da Autonomia E Flexibilidade Curricular. Este texto é uma oportunidade para refletir sobre a prática supervisiva interpares, à qual tivemos o privilégio de monitorizar no papel que desempenhamos como coordenadoras de gestão de Equipas Educativas e dos Domínios de Autonomia Curricular, da Equipa de Autonomia e Flexibilidade Curricular, no ano letivo de 2019-2020, num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal. Parte de uma nova experiência no âmbito da supervisão interpares em contexto de Equipas Educativas, que nos permitiu refletir sobre múltiplas dimensões do desenvolvimento profissional, centrando-as na competência do supervisor no âmbito da relação pedagógica, pessoal e interpessoal, traduzindo-se numa autoformação de aprendizagem profissional. Para a ilustração do potencial formativo, procuramos dar forma a uma estratégia de ação, recorrendo a uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa) de análise e coleta de dados, a uma análise documental e a apontamentos de dinâmicas de trabalho em equipe de docentes, em Conselho de Comunidade de Aprendizagem e de monitorização da aprendizagem baseada em problemas nas Equipas Educativas, situando-os na discussão de dois eixos analíticos: 1) a dimensão organizacional – enquadramento das Equipas Educativas; 2) a dimensão profissional – o perfil do supervisor; e a criticidade das e nas práticas de monitorização/supervisão e os constrangimentos
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3095
Versão do Editor: https://fael.edu.br/revistas-vivencias-educacionais/revista-vivencias-educacionais-7o-volume
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