Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoelho, Inês-
dc.contributor.authorPinto Correia, Mónica-
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.date.accessioned2022-06-05T20:19:05Z-
dc.date.available2022-06-05T20:19:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCoelho , I., Pinto Correia, M. & Quinta e Costa, M. (2022). Promoção de conhecimento na formação de professores: um projeto COVID19 no Ensino Básico. In Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES.21), (pp. 501-507). Universidade de Aveiro.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-768-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3109-
dc.description.abstractA formação de professores tem como objetivo o desenvolvimento de competências essenciais à prática docente, visando um equilíbrio entre a teoria e a prática, na qual a reflexão consente a promoção do conhecimento pessoal, científico, didático e contextual. Após a observação e reflexão relativa ao conhecimento que os alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico tinham sobre a COVID-19, estudantes de mestrado de habilitação para a docência elaboraram um projeto inovador e motivador, que respondesse às suas dúvidas. Deste modo, realizaram-se sete vídeos animados para divulgação do conhecimento científico sobre o vírus e medidas preventivas de contágio. Neste projeto centramo-nos na elaboração dos vídeos e sua divulgação junto de quatro turmas de 6º ano. Na análise dos resultados consideramos a reflexão dos estudantes sobre o processo criativo, o processo de divulgação dos episódios e a sua avaliação junto dos alunos, através de inquéritos, e a entrevista à professora cooperante. Os resultados possibilitaram-nos entender que estes projetos, desenvolvidos na prática de ensino supervisionado, contribuem para o desenvolvimento de competências da prática docente, preparando os futuros professores para práticas mais interventivas com impacto na sociedade, beneficiando os alunos pela promoção de literacia científica, essencial para o seu desenvolvimento como cidadãos informados.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectPromoção da literacia científicapt_PT
dc.titlePromoção de conhecimento na formação de professores: um projeto COVID19 no Ensino Básicopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage501pt_PT
degois.publication.lastPage507pt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
degois.publication.titleLivro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES.21)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdfpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48528/yhzq-cp97pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
promocaoConhec.pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.