Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3109
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Inês | - |
dc.contributor.author | Pinto Correia, Mónica | - |
dc.contributor.author | Quinta e Costa, Margarida | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-05T20:19:05Z | - |
dc.date.available | 2022-06-05T20:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Coelho , I., Pinto Correia, M. & Quinta e Costa, M. (2022). Promoção de conhecimento na formação de professores: um projeto COVID19 no Ensino Básico. In Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES.21), (pp. 501-507). Universidade de Aveiro. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-768-1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3109 | - |
dc.description.abstract | A formação de professores tem como objetivo o desenvolvimento de competências essenciais à prática docente, visando um equilíbrio entre a teoria e a prática, na qual a reflexão consente a promoção do conhecimento pessoal, científico, didático e contextual. Após a observação e reflexão relativa ao conhecimento que os alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico tinham sobre a COVID-19, estudantes de mestrado de habilitação para a docência elaboraram um projeto inovador e motivador, que respondesse às suas dúvidas. Deste modo, realizaram-se sete vídeos animados para divulgação do conhecimento científico sobre o vírus e medidas preventivas de contágio. Neste projeto centramo-nos na elaboração dos vídeos e sua divulgação junto de quatro turmas de 6º ano. Na análise dos resultados consideramos a reflexão dos estudantes sobre o processo criativo, o processo de divulgação dos episódios e a sua avaliação junto dos alunos, através de inquéritos, e a entrevista à professora cooperante. Os resultados possibilitaram-nos entender que estes projetos, desenvolvidos na prática de ensino supervisionado, contribuem para o desenvolvimento de competências da prática docente, preparando os futuros professores para práticas mais interventivas com impacto na sociedade, beneficiando os alunos pela promoção de literacia científica, essencial para o seu desenvolvimento como cidadãos informados. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Promoção da literacia científica | pt_PT |
dc.title | Promoção de conhecimento na formação de professores: um projeto COVID19 no Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 501 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 507 | pt_PT |
degois.publication.location | Aveiro | pt_PT |
degois.publication.title | Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES.21) | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdf | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.48528/yhzq-cp97 | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
promocaoConhec.pdf | 4.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.