Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3109
Título: | Promoção de conhecimento na formação de professores: um projeto COVID19 no Ensino Básico |
Autor: | Coelho, Inês Pinto Correia, Mónica Quinta e Costa, Margarida |
Palavras-chave: | Formação de professores Promoção da literacia científica |
Data: | 2022 |
Citação: | Coelho , I., Pinto Correia, M. & Quinta e Costa, M. (2022). Promoção de conhecimento na formação de professores: um projeto COVID19 no Ensino Básico. In Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES.21), (pp. 501-507). Universidade de Aveiro. |
Resumo: | A formação de professores tem como objetivo o desenvolvimento de competências essenciais à prática docente, visando um equilíbrio entre a teoria e a prática, na qual a reflexão consente a promoção do conhecimento pessoal, científico, didático e contextual. Após a observação e reflexão relativa ao conhecimento que os alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico tinham sobre a COVID-19, estudantes de mestrado de habilitação para a docência elaboraram um projeto inovador e motivador, que respondesse às suas dúvidas. Deste modo, realizaram-se sete vídeos animados para divulgação do conhecimento científico sobre o vírus e medidas preventivas de contágio. Neste projeto centramo-nos na elaboração dos vídeos e sua divulgação junto de quatro turmas de 6º ano. Na análise dos resultados consideramos a reflexão dos estudantes sobre o processo criativo, o processo de divulgação dos episódios e a sua avaliação junto dos alunos, através de inquéritos, e a entrevista à professora cooperante. Os resultados possibilitaram-nos entender que estes projetos, desenvolvidos na prática de ensino supervisionado, contribuem para o desenvolvimento de competências da prática docente, preparando os futuros professores para práticas mais interventivas com impacto na sociedade, beneficiando os alunos pela promoção de literacia científica, essencial para o seu desenvolvimento como cidadãos informados. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3109 |
DOI: | https://doi.org/10.48528/yhzq-cp97 |
ISBN: | 978-972-789-768-1 |
Versão do Editor: | https://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdf |
Aparece nas colecções: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
promocaoConhec.pdf | 4.48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.