Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3156
Título: | O desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com perturbação do espectro do autismo com recurso aos jogos em ambiente digital – estudo de caso |
Autor: | Azevedo, Cláudia Vanessa Sá |
Orientador: | Gomes, Ana Paula |
Palavras-chave: | Perturbação do Espectro do Autismo Intervenção precoce |
Data: | 30-Jul-2022 |
Resumo: | O presente projeto, trata-se de um estudo de caso numa sala de cinco anos do Pré-Escolar, que teve como principal objetivo verificar o impacto dos jogos em ambiente digital no processo de desenvolvimento da comunicação e linguagem das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Além disso, pretendemos compreender a importância e os benefícios que a intervenção precoce tem, no sentido de fomentar a maximização de todas as potencialidades destas crianças. Para a concretização do estudo em questão, selecionou-se o método qualitativo, bem como a estratégia metodológica da investigação-ação. Foram utilizados várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente entrevistas semidiretivas, observações participantes e análise documental. Os resultados obtidos confirmaram que, por meio da implementação de jogos em ambiente digital, numa intervenção precoce, junto das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, é possível desenvolver as suas capacidades comunicativas e linguísticas, além de promoverem o aumento da sua autoestima e autonomia. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo; intervenção precoce; jogos em ambiente digital; comunicação e linguagem |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3156 |
Aparece nas colecções: | PG Educação Especial |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto Final_Cláudia Azevedo_2016029.pdf | 10.89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.