Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorMedeiros, Sara-
dc.date.accessioned2022-11-03T11:33:31Z-
dc.date.available2022-11-03T11:33:31Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNogueira, I.C. & Medeiros, S. (2021). Práticas de diferenciação pedagógica em matemática no contexto pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. In Carl Leite & P. Fernandes (Coord), III Seminário Internacional Currículo, avaliação, formação e tecnologias digitais em educação (CAFTe), (pp. 570-580). CIIE. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/EbookIIICAFTE2021_vf.pdfpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3168-
dc.description.abstractO envolvimento ativo de todos os alunos nos seus processos de aprendizagem, permitindo que todos aprendam de forma eficaz, divertida e personalizada, será porventura o principal desígnio de qualquer profissional de educação. Os diferentes ritmos de aprendizagem e de trabalho que coexistem nas salas de aula exigem a organização de propostas pedagógicas que respeitem esses ritmos e a seleção de metodologias e estratégias de ensino que auxiliem e cativem todos os alunos para a aprendizagem: nesta perspetiva, a diferenciação pedagógica parece-nos um recurso valioso à disposição do docente. Com este trabalho pretendemos partilhar uma experiência de docência e investigação desenvolvida num mestrado de habilitação para a docência, que foi sustentada na elaboração de propostas pedagógicas ajustadas à diversidade de alunos que compunham os 2 grupos-turmas em que foram implementadas. Com a pesquisa realizada, pretendeu-se identificar oportunidades, práticas e constrangimentos relacionados com a utilização de estratégias de diferenciação pedagógica na exploração da Matemática. Para esse efeito, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, a partir da intervenção educativa concebida e concretizada por uma das autoras deste texto numa sala mista de uma instituição da educação pré-escolar e com uma turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram caracterizar alguns modos de diferenciação pedagógica na realização de atividades de natureza lógico-matemática desenvolvidas nos dois contextos, assim como identificar potencialidades e obstáculos emergentes dessa opção pedagógico-didática.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada (PES)pt_PT
dc.subject-
dc.titlePráticas de diferenciação pedagógica em matemática no contexto pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage570pt_PT
degois.publication.lastPage580pt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.titleIII Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/EbookIIICAFTE2021_vf.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasdeDiferenciacaoPedagogica.pdf388.85 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.