Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3168
Título: Práticas de diferenciação pedagógica em matemática no contexto pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Nogueira, Isabel Cláudia
Medeiros, Sara
Palavras-chave: Pedagogia diferenciada
Educação de infância
Matemática
Prática de Ensino Supervisionada (PES)
Data: 2021
Citação: Nogueira, I.C. & Medeiros, S. (2021). Práticas de diferenciação pedagógica em matemática no contexto pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. In Carl Leite & P. Fernandes (Coord), III Seminário Internacional Currículo, avaliação, formação e tecnologias digitais em educação (CAFTe), (pp. 570-580). CIIE. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/EbookIIICAFTE2021_vf.pdf
Resumo: O envolvimento ativo de todos os alunos nos seus processos de aprendizagem, permitindo que todos aprendam de forma eficaz, divertida e personalizada, será porventura o principal desígnio de qualquer profissional de educação. Os diferentes ritmos de aprendizagem e de trabalho que coexistem nas salas de aula exigem a organização de propostas pedagógicas que respeitem esses ritmos e a seleção de metodologias e estratégias de ensino que auxiliem e cativem todos os alunos para a aprendizagem: nesta perspetiva, a diferenciação pedagógica parece-nos um recurso valioso à disposição do docente. Com este trabalho pretendemos partilhar uma experiência de docência e investigação desenvolvida num mestrado de habilitação para a docência, que foi sustentada na elaboração de propostas pedagógicas ajustadas à diversidade de alunos que compunham os 2 grupos-turmas em que foram implementadas. Com a pesquisa realizada, pretendeu-se identificar oportunidades, práticas e constrangimentos relacionados com a utilização de estratégias de diferenciação pedagógica na exploração da Matemática. Para esse efeito, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, a partir da intervenção educativa concebida e concretizada por uma das autoras deste texto numa sala mista de uma instituição da educação pré-escolar e com uma turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram caracterizar alguns modos de diferenciação pedagógica na realização de atividades de natureza lógico-matemática desenvolvidas nos dois contextos, assim como identificar potencialidades e obstáculos emergentes dessa opção pedagógico-didática.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3168
Versão do Editor: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/EbookIIICAFTE2021_vf.pdf
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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