Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorConde, Ana Filipa Soares-
dc.date.accessioned2023-01-13T16:09:10Z-
dc.date.available2023-01-13T16:09:10Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.date.submitted2022-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3197-
dc.description.abstractEste relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré. Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Apresenta um estudo cujo tema se centra na utilização da linguagem artística e lúdica como instrumento de desenvolvimento de competências transversais de crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo, debruçando-se sobre a análise dos dados recolhidos através de uma observação participante e de entrevistas, realizadas nas valências de pré-escolar e 1º CEB, ambas de cariz público. A pertinência deste tema surgiu das necessidades observadas quer no grupo do pré-escolar, quer do Primeiro Ciclo com quem se realizou a prática de Ensino Supervisionada. Partindo do interesse demostrado por ambos os grupos, utilizou-se a música e a hora-do-conto no sentido de despertar a atenção, motivação e curiosidade dos mesmos, contribuindo ao mesmo tempo para o desenvolvimento de competências que estavam em falta. Os dados recolhidos neste estudo revelam que a utilização da linguagem artística e lúdica, a hora-do-conto e a música, mostram ser boas estratégias no desenvolvimento de competências transversais de crianças nestas valências, fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento da sua capacidade de concentração, atenção, manifestação de opiniões, cooperação, participação e partilha. Palavras-Chave: Música; Aprendizagens, Hora-do-conto, Competências transversais; Pré-escolar; 1º CEBpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectHora do contopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.titleLinguagem artística e lúdica como instrumento de desenvolvimento de competências transversais de crianças so pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203159918pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de investigação_Ana Conde(2016053)_2022.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.