Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3197
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cortesão, Irene | - |
dc.contributor.author | Conde, Ana Filipa Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T16:09:10Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T16:09:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3197 | - |
dc.description.abstract | Este relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré. Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Apresenta um estudo cujo tema se centra na utilização da linguagem artística e lúdica como instrumento de desenvolvimento de competências transversais de crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo, debruçando-se sobre a análise dos dados recolhidos através de uma observação participante e de entrevistas, realizadas nas valências de pré-escolar e 1º CEB, ambas de cariz público. A pertinência deste tema surgiu das necessidades observadas quer no grupo do pré-escolar, quer do Primeiro Ciclo com quem se realizou a prática de Ensino Supervisionada. Partindo do interesse demostrado por ambos os grupos, utilizou-se a música e a hora-do-conto no sentido de despertar a atenção, motivação e curiosidade dos mesmos, contribuindo ao mesmo tempo para o desenvolvimento de competências que estavam em falta. Os dados recolhidos neste estudo revelam que a utilização da linguagem artística e lúdica, a hora-do-conto e a música, mostram ser boas estratégias no desenvolvimento de competências transversais de crianças nestas valências, fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento da sua capacidade de concentração, atenção, manifestação de opiniões, cooperação, participação e partilha. Palavras-Chave: Música; Aprendizagens, Hora-do-conto, Competências transversais; Pré-escolar; 1º CEB | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Hora do conto | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Competências transversais | pt_PT |
dc.title | Linguagem artística e lúdica como instrumento de desenvolvimento de competências transversais de crianças so pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203159918 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de investigação_Ana Conde(2016053)_2022.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.