Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3218
Título: | Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos |
Autor: | Pacheco, Ana Cristina Silva |
Orientador: | Cortesão, Irene |
Palavras-chave: | Participação da criança Cidadania Ensino básico (2º ciclo) |
Data: | 19-Jul-2022 |
Resumo: | A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, os discursos que se analisam e as práticas nem sempre são consistentes. Este trabalho de projeto debruça-se, assim, sobre as representações de professores e alunos do que é a participação no contexto escolar. Neste sentido, a recolha de dados empíricos foi efetuada junto de uma Escola Básica, com uma metodologia qualitativa, através de uma análise de conteúdo realizada através de entrevistas a duas professoras do 2º ciclo do ensino básico, entrevistas a dois elementos da direção do Agrupamento em questão e ainda um grupo de discussão focalizada com quatro crianças do 5º e do 6º ano. O estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos e analisados demonstram a importância reconhecida à participação das crianças no contexto escolar, no entanto, encontram-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais e as crianças. Com base nestes dados, elaborou-se um projeto de intervenção denominado Clube da Participação. Palavras-chave: Participação da criança; contexto escolar; cidadania; voz das crianças. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3218 |
Aparece nas colecções: | Intervenção Comunitária |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Versão final_ TESE_AnaPacheco2020084 .pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.