Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3220
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Medeiros, Paula | - |
dc.contributor.author | Santos, Susana Maria Machado Reis dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T10:37:07Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20T10:37:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3220 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de projeto pretende abordar a relação entre a escola e a comunidade, “escutando” as perceções de alunos do ensino secundário. Deste modo, a centralidade deste trabalho situa-se, no âmbito fenomenológico - interpretativo, visando a compreensão das intenções e significações – crenças, opiniões, perceções, representações, perspetivas, conceções – que os alunos têm sobre o sentido de comunidade, aplicado ao contexto escolar e à realidade envolvente. Trata-se, de uma investigação qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, com uma intencionalidade próxima da investigação para ação, em que os dados recolhidos na investigação serão fundamentais para a planificação de uma proposta de intervenção para um contexto educativo. O objetivo final dessa proposta de intervenção é desenvolver entre a Escola e a Comunidade uma rede de práticas educativas e culturais, com uma abertura ao outro, reconhecendo nas dinâmicas próprias de cada instituição capacidades para compreender as problemáticas da própria comunidade, encontrar propostas para as resolver ou atenuar, e comprometer-se. A proposta é que todos podem ser coprotagonistas, num convite ao encontro, à fraternidade, à saída da autorreferencialidade, numa contribuição para a compreensão dos problemas do mundo de hoje. Palavras-chave: Comunidade, Escola, Aprendizagem-Serviço, Intervenção Comunitária, Perceção dos Aluno | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Intervenção comunitária | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem-serviço | pt_PT |
dc.subject | Comunidade | pt_PT |
dc.subject | Escola - Perceção dos alunos | pt_PT |
dc.title | A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203162528 | pt_PT |
Appears in Collections: | Intervenção Comunitária |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Escola como Comunidade e na Comunidade.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.