Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3227
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dc.contributor.authorRebola, Fernando-
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorGouveia, João-
dc.contributor.authorGonçalves, José Luís-
dc.contributor.authorCarvalho, Luísa-
dc.contributor.authorFonseca, Susana-
dc.date.accessioned2023-05-26T11:07:51Z-
dc.date.available2023-05-26T11:07:51Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRebola, F., Nogueira, I.C., Gouveia, J., Gonçalves, J.L., Carvalho, L. & Fonseca, S. (2023). Academia de Líderes Ubuntu Júnior no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Efeitos em Educadores e Alunos. Ubuntu: Revista de Ciências Sociais, 1, 194-235.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54873-9-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3227-
dc.description.abstractO artigo que se apresenta resulta de um estudo desenvolvido em torno da Academia de Líderes Ubuntu Júnior. Assumiu como objetivo analisar os efeitos da Academia de Líderes Ubuntu Júnior em 29 escolas Ubuntu do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de Portugal Continental, no ano letivo 2021/2022, contribuindo para a avaliação do método Ubuntu, no seu primeiro ano de implementação. De forma mais específica, procura-se descrever os efeitos da Academia de Líderes Ubuntu Júnior em alunos e educadores (professores, assistentes operacionais, técnicos especializados), com base numa análise detalhada das perceções dos diversos atores da referida academia, no final da Semana Ubuntu. Em termos metodológicos, recorreu-se à utilização de vários instrumentos e momentos de recolha de dados, tanto junto de educadores como de crianças: foram recolhidos testemunhos de educadores; efetuadas entrevistas a crianças; analisados painéis de bordo (crianças); e realizada uma avaliação de impacto (educadores). Consoante a sua natureza, os dados foram objeto de análise estatística (dados quantitativos) ou de análise de conteúdo (dados qualitativos). Do cruzamento dos dados resultantes dos diferentes instrumentos de recolha de dados, emergem resultados que apontam para uma apreciação global muito positiva do programa e das suas potencialidades, bem como para o facto de serem evidentes os efeitos (também eles positivos) da Academia de Líderes Ubuntu Júnior, quer junto de crianças, quer de educadores. Destaca-se, junto dos alunos, a pro moção de competências no âmbito dos cinco pilares estruturantes das Academias de Líderes Ubuntu Júnior, em particular ao nível da empatia, do conhecimento da filosofia Ubuntu, seguidos da liderança, do serviço e da resiliência. Junto dos educadores evidenciaram--se efeitos a nível pessoal e profissional. Os resultados parecem, por conseguinte, permitir concluir o valor e o mérito do programa Academias de Líderes Ubuntu Júnior. Palavras-Chave: Academia de Líderes Ubuntu Júnior; competências socioemocionais; 1.º Ciclo do Ensino Básico; programa de intervenção; efeitos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Padre António Vieirapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAcademia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolaspt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_PT
dc.titleAcademia de Líderes Ubuntu Júnior no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Efeitos em Educadores e Alunospt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage194pt_PT
degois.publication.lastPage235pt_PT
degois.publication.titleUbuntu: Revista de Ciências Sociaispt_PT
degois.publication.volume1pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://issuu.com/ipavieira/docs/ubuntu_revista_de_ciencias_sociais_n1_digitalpt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

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