Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3227
Título: Academia de Líderes Ubuntu Júnior no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Efeitos em Educadores e Alunos
Autor: Rebola, Fernando
Nogueira, Isabel Cláudia
Gouveia, João
Gonçalves, José Luís
Carvalho, Luísa
Fonseca, Susana
Palavras-chave: Academia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolas
Ensino básico (1º ciclo)
Competências socioemocionais
Data: 2023
Editora: Instituto Padre António Vieira
Citação: Rebola, F., Nogueira, I.C., Gouveia, J., Gonçalves, J.L., Carvalho, L. & Fonseca, S. (2023). Academia de Líderes Ubuntu Júnior no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Efeitos em Educadores e Alunos. Ubuntu: Revista de Ciências Sociais, 1, 194-235.
Resumo: O artigo que se apresenta resulta de um estudo desenvolvido em torno da Academia de Líderes Ubuntu Júnior. Assumiu como objetivo analisar os efeitos da Academia de Líderes Ubuntu Júnior em 29 escolas Ubuntu do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de Portugal Continental, no ano letivo 2021/2022, contribuindo para a avaliação do método Ubuntu, no seu primeiro ano de implementação. De forma mais específica, procura-se descrever os efeitos da Academia de Líderes Ubuntu Júnior em alunos e educadores (professores, assistentes operacionais, técnicos especializados), com base numa análise detalhada das perceções dos diversos atores da referida academia, no final da Semana Ubuntu. Em termos metodológicos, recorreu-se à utilização de vários instrumentos e momentos de recolha de dados, tanto junto de educadores como de crianças: foram recolhidos testemunhos de educadores; efetuadas entrevistas a crianças; analisados painéis de bordo (crianças); e realizada uma avaliação de impacto (educadores). Consoante a sua natureza, os dados foram objeto de análise estatística (dados quantitativos) ou de análise de conteúdo (dados qualitativos). Do cruzamento dos dados resultantes dos diferentes instrumentos de recolha de dados, emergem resultados que apontam para uma apreciação global muito positiva do programa e das suas potencialidades, bem como para o facto de serem evidentes os efeitos (também eles positivos) da Academia de Líderes Ubuntu Júnior, quer junto de crianças, quer de educadores. Destaca-se, junto dos alunos, a pro moção de competências no âmbito dos cinco pilares estruturantes das Academias de Líderes Ubuntu Júnior, em particular ao nível da empatia, do conhecimento da filosofia Ubuntu, seguidos da liderança, do serviço e da resiliência. Junto dos educadores evidenciaram--se efeitos a nível pessoal e profissional. Os resultados parecem, por conseguinte, permitir concluir o valor e o mérito do programa Academias de Líderes Ubuntu Júnior. Palavras-Chave: Academia de Líderes Ubuntu Júnior; competências socioemocionais; 1.º Ciclo do Ensino Básico; programa de intervenção; efeitos.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3227
ISBN: 978-989-54873-9-4
Versão do Editor: https://issuu.com/ipavieira/docs/ubuntu_revista_de_ciencias_sociais_n1_digital
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Academia de Líderes Ubuntu Júnior no 1.º Ciclo do Ensino Básico.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.