Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, Mário-
dc.contributor.authorMedeiros, Paula-
dc.contributor.authorNunes, Eduardo-
dc.date.accessioned2023-06-21T11:28:58Z-
dc.date.available2023-06-21T11:28:58Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCruz, M., Medeiros, P. & Nunes, E, (2023). “As aulas deviam ser mais assim” : representações dos alunos sobre a aprendizagem de Matemática através de um RPG digital. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação(RISTI), E56(2), 233-248. http://www.risti.xyz/issues/ristie56.pdfpt_PT
dc.identifier.issn1646-9895-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3231-
dc.description.abstractA COVID-19 forçou os professores a repensar o ensino que passaram a utilizar, recorrentemente, ferramentas Web 3.0. Entre estas ferramentas, os videojogos começaram também ser vistos como recursos de aprendizagem, pois podem oferecer o fomento da motivação intrínseca dos alunos e das suas soft skills. Deste modo, o objetivo deste artigo é apresentar um estudo, realizado com crianças (6º ano) de uma escola do Grande Porto, Portugal, que se centra nos contributos do uso de uma plataforma digital de role-play (RPG) para a aprendizagem de Matemática no 2º Ciclo, especialmente para a motivação dos qualitativa, implementámos grupos focais junto de 30 alunos, tendo recolhido as suas representações quanto à sua motivação, aprendizagem e jogabilidade da plataforma "Liber Domus". Os resultados demonstram que os RPG digitais podem contribuir para o aumento da motivação e o desenvolvimento de soft skills .pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da matemática -- ensino básico (2º ciclo)pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectJogos educativos digitaispt_PT
dc.subjectTecnologia educativapt_PT
dc.title“As aulas deviam ser mais assim” : representações dos alunos sobre a aprendizagem de Matemática através de um RPG digitalpt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage233pt_PT
degois.publication.lastPage248pt_PT
degois.publication.locationUniversidade de Lisboapt_PT
degois.publication.titleRevista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação(RISTI)pt_PT
degois.publication.volumeE56(2)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.risti.xyz/issues/ristie56.pdfpt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ristie56.pdf469.31 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.