Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3236
Título: | Inovar na Formação de Professores – a metodologia CienTE |
Autor: | Quinta e Costa, Margarida Monteiro, Isilda Ribeiro, Vítor |
Palavras-chave: | Metodologia de trabalho interdisciplinar Inovação pedagógica Metodologia biográfica Promoção de literacia científica Promoção de literacia histórica Promoção da literacia geográfica Interdisciplinaridade -- Geografia -- História -- Ciências |
Data: | 2023 |
Citação: | Quinta e Costa, M., Monteiro, I., & Ribeiro. V. (2023). Inovar na Formação de Professores – a metodologia CienTE. CNaPPES 2022 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 37-42). Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. |
Relatório da Série N.º: | Vítor; |
Resumo: | Inovar em educação pressupõe abordagens que proporcionem aos estudantes um contexto diferente de aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes e competências que os preparem para serem cidadãos ativos numa sociedade sustentável. Como docentes de didáticas específicas nos cursos de formação de educadores/professores, desenvolvemos uma metodologia de trabalho interdisciplinar, suportada pela biografia, a investigação, a promoção de uma atitude interdisciplinar e a promoção de literacia científica, histórica e geográfica. Foi no ensino superior que a metodologia CienTE foi desenvolvida, mas a sua aplicação já se estendeu a outros níveis de ensino, porque a criação de posteres sobre as personalidades biografadas permite fazer a transposição didática, aproximando a informação científica à compreensão dos alunos da educação pré-escolar, 1º e 2º ciclo do ensino básico. Para o desenvolvimento do trabalho propomos que o professor ou os alunos com a sua orientação, construam biografias de personalidades portuguesas, possibilitando o conhecimento da vida e obra de homens e mulheres das diferentes ciências, reconhecidos como referência nacional ou internacional. A análise de biografias de personalidades ou o desenvolvimento de temáticas a partir destas pode permitir atingir alguns dos objetivos do currículo. O CienTE apresenta-se como uma metodologia inovadora para uma abordagem interdisciplinar . |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3236 |
ISBN: | 978-989-35129-3-7 |
Versão do Editor: | https://cnappes.org/cnappes-2022/files/2023/07/E-book-CNaPPES22.pdf |
Aparece nas colecções: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quinta e Costa, M., Monteiro & I, Ribeiro, V. Inovar na Formação de Professores a metodologia CienTE.pdf | 449.75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.