Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3241
Título: Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
Autor: Sousa, Francisca
Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Neuroeducação
Aprendizagens significativas
Estratégias neurodidáticas - intervenção educativa
Data: 2023
Citação: Sousa, F. & Gonçalves, D. (2023). Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa. In Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia (VPCT2022), (pp. 278- 287). https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2023/06/VPCT2022_Atas_compressed.pdf
Resumo: Neste artigo pretende-se entender de que forma as estratégias neurodidáticas influenciam a aprendizagem de cada aluno. Para alcançar este objetivo foram delineadas, construídas e aplicadas em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Nesta investigação participaram 70 alunos, sendo 27 de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 43 de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados demonstram que a planificação das sessões, baseadas em práticas neuroeducativas, contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento holístico
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3241
ISBN: 978-989-704-544-8
Versão do Editor: https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2023/06/VPCT2022_Atas_compressed.pdf
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aprender e ensinar ativamente.pdf400.98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.