Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3242
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Helena | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T09:33:35Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T09:33:35Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, H. & Gonçalves, D. (2023). Trajeto(s) de gestão e integração curricular. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 71-75). CIIE/FPCEUP | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-50-5 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3242 | - |
dc.description.abstract | O exercício de refletir sobre as diferentes etapas da intervenção educativa (observação, planificação, ação, avaliação, divulgação, comunicação) de natureza curricular, desde a conceção do currículo até à avaliação, passando pelo seu desenvolvimento, faz realçar a importância decisiva do papel do professor enquanto agente de inovações e mudanças que contribuem para um processo de aprendizagem significativo. Torna se, portanto, evidente que a gestão curricular pressupõe uma atividade dinâmica e contínua, implicando o sistemático desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Ao mesmo tempo, a gestão curricular significa o envolvimento do professor em processos de investigação colaborativa com os colegas, tendo subjacente a cooperação facilitadora dos órgãos de gestão pedagógica. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP) | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | Helena; | - |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Intervenção educativa | pt_PT |
dc.subject | Gestão curricular | pt_PT |
dc.subject | Projetos interdisciplinares | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.title | Trajeto(s) de gestão e integração curricular | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 71 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 75 | pt_PT |
degois.publication.location | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) | pt_PT |
degois.publication.title | IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embed | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IX seminarioTrajecto.pdf | 312.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.