Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, Helena-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2023-10-17T09:33:35Z-
dc.date.available2023-10-17T09:33:35Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVieira, H. & Gonçalves, D. (2023). Trajeto(s) de gestão e integração curricular. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 71-75). CIIE/FPCEUPpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-50-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3242-
dc.description.abstractO exercício de refletir sobre as diferentes etapas da intervenção educativa (observação, planificação, ação, avaliação, divulgação, comunicação) de natureza curricular, desde a conceção do currículo até à avaliação, passando pelo seu desenvolvimento, faz realçar a importância decisiva do papel do professor enquanto agente de inovações e mudanças que contribuem para um processo de aprendizagem significativo. Torna se, portanto, evidente que a gestão curricular pressupõe uma atividade dinâmica e contínua, implicando o sistemático desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Ao mesmo tempo, a gestão curricular significa o envolvimento do professor em processos de investigação colaborativa com os colegas, tendo subjacente a cooperação facilitadora dos órgãos de gestão pedagógica.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)pt_PT
dc.relation.ispartofseriesHelena;-
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervenção educativapt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectProjetos interdisciplinarespt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.titleTrajeto(s) de gestão e integração curricularpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage71pt_PT
degois.publication.lastPage75pt_PT
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)pt_PT
degois.publication.titleIX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embedpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IX seminarioTrajecto.pdf312.1 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.