Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Inês-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2023-10-17T09:41:49Z-
dc.date.available2023-10-17T09:41:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFerreira, I. & Gonçalves, D. (2023). O que pensam os professores de 1ºCEB sobre aprendizagem cooperativa. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 57-65). CIIE/FPCEUP.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-50-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3243-
dc.description.abstractA educação contemporânea veio dar oportunidade aos alunos de vivenciar a aprendizagem, construir o seu conhecimento através da experiência e experimentação, tal como refere Neves (2015), a escola contemporânea “expande-se com o objetivo de abranger o maior número de alunos, de todas as camadas e grupos sociais” (p. 239). De acordo com Assemany & Gonçalves (2021, p. 824), “as inúmeras transformações científicas, tecnológicas e sociais que têm marcado o século XXI têm exercido uma forte pressão para a mudança dos sistemas educativos, tanto no que diz respeito às suas metodologias e seus currículos, como no que se associa (...) às dinâmicas pedagógico-didáticas”. Neste sentido, podemos afirmar que o maior desfio da educação contemporânea foi a criação escola de todos e para todos, onde cada um na sua individualidade aprende com os outros, onde o conhecimento é construído através da investigação e do trabalho colaborativo. De acordo com Roldão (2007), “trabalhar cooperativamente implica que cada indivíduo tenha um contributo a dar que tem de ter o seu processo de construção individual e singular, que requer também tempos e modos de trabalho individuais” (p.28). Em todos os ambientes de aprendizagem os alunos podem trabalhar cooperativamente, contudo, é necessário que os conteúdos a serem abordados sejam baseados nos programas curriculares e nos manuais escolares, quando assim existem. Pedreira (2018) refere que “a implementação de atividades de aprendizagem cooperativa tem, consequentemente, todo um trabalho prévio à sua implementação, assim como durante a mesma e após a atividade estar concluída” (p. 42). Neste seguimento, é necessário que o/a professor/a defina os objetivos e quais as estratégias que vai utilizar (organização dos grupos/espaço); é necessário que explique aos alunos a atividade e a forma como vão realizá-la, assim como, os orientem em todo o processo de trabalho; no final, é importante que avalie todo o processo de aprendizagem, no que diz respeito ao trabalho colaborativo. Neste sentido, a nossa comunicação basear-se-á na divulgação dos resultados de um inquérito por questionário aplicado a professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de perceber de que forma estes professores compreendem a importância da cooperação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tendo em conta as suas principais vantagens e constrangimentos. Dos resultados concluiu-se que os docentes conhecem esta metodologia e reconhecem as suas vantagens quando aplicada em salas de aula como, por exemplo, o trabalho em grupo, a partilha dos conhecimentos, entreajuda e partilha de saberes. Contudo, também é unânime quando referem as principais desvantagens como sendo um trabalho mais “barulhento”, disponibilidade dos docentes para pôr em prática esta metodologia. Todavia, é notório que a principal dificuldade e a justificação para a não implementação desta metodologia é a gestão de tempo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola contemporâneapt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativopt_PT
dc.titleO que pensam os professores de 1ºCEB sobre aprendizagem cooperativapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage57pt_PT
degois.publication.lastPage65pt_PT
degois.publication.locationCentro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)pt_PT
degois.publication.titleIX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embedpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IX seminarioOquePensam.pdf330.78 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.