Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3243
Título: O que pensam os professores de 1ºCEB sobre aprendizagem cooperativa
Autor: Ferreira, Inês
Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Escola contemporânea
Aprendizagem cooperativa
Trabalho cooperativo
Data: 2023
Editora: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)
Citação: Ferreira, I. & Gonçalves, D. (2023). O que pensam os professores de 1ºCEB sobre aprendizagem cooperativa. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 57-65). CIIE/FPCEUP.
Resumo: A educação contemporânea veio dar oportunidade aos alunos de vivenciar a aprendizagem, construir o seu conhecimento através da experiência e experimentação, tal como refere Neves (2015), a escola contemporânea “expande-se com o objetivo de abranger o maior número de alunos, de todas as camadas e grupos sociais” (p. 239). De acordo com Assemany & Gonçalves (2021, p. 824), “as inúmeras transformações científicas, tecnológicas e sociais que têm marcado o século XXI têm exercido uma forte pressão para a mudança dos sistemas educativos, tanto no que diz respeito às suas metodologias e seus currículos, como no que se associa (...) às dinâmicas pedagógico-didáticas”. Neste sentido, podemos afirmar que o maior desfio da educação contemporânea foi a criação escola de todos e para todos, onde cada um na sua individualidade aprende com os outros, onde o conhecimento é construído através da investigação e do trabalho colaborativo. De acordo com Roldão (2007), “trabalhar cooperativamente implica que cada indivíduo tenha um contributo a dar que tem de ter o seu processo de construção individual e singular, que requer também tempos e modos de trabalho individuais” (p.28). Em todos os ambientes de aprendizagem os alunos podem trabalhar cooperativamente, contudo, é necessário que os conteúdos a serem abordados sejam baseados nos programas curriculares e nos manuais escolares, quando assim existem. Pedreira (2018) refere que “a implementação de atividades de aprendizagem cooperativa tem, consequentemente, todo um trabalho prévio à sua implementação, assim como durante a mesma e após a atividade estar concluída” (p. 42). Neste seguimento, é necessário que o/a professor/a defina os objetivos e quais as estratégias que vai utilizar (organização dos grupos/espaço); é necessário que explique aos alunos a atividade e a forma como vão realizá-la, assim como, os orientem em todo o processo de trabalho; no final, é importante que avalie todo o processo de aprendizagem, no que diz respeito ao trabalho colaborativo. Neste sentido, a nossa comunicação basear-se-á na divulgação dos resultados de um inquérito por questionário aplicado a professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de perceber de que forma estes professores compreendem a importância da cooperação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tendo em conta as suas principais vantagens e constrangimentos. Dos resultados concluiu-se que os docentes conhecem esta metodologia e reconhecem as suas vantagens quando aplicada em salas de aula como, por exemplo, o trabalho em grupo, a partilha dos conhecimentos, entreajuda e partilha de saberes. Contudo, também é unânime quando referem as principais desvantagens como sendo um trabalho mais “barulhento”, disponibilidade dos docentes para pôr em prática esta metodologia. Todavia, é notório que a principal dificuldade e a justificação para a não implementação desta metodologia é a gestão de tempo.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3243
ISBN: 978-989-8471-50-5
Versão do Editor: https://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embed
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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