Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3244
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Mónica Nogueira-
dc.date.accessioned2023-10-17T09:54:26Z-
dc.date.available2023-10-17T09:54:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSoares, M. (2023). Compreender as relações e as emoções no contexto educativo. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 28-34). CIIE/FPCEUP.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-50-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3244-
dc.description.abstractO ato de educar envolve o desenvolvimento e a promoção de competências pessoais e a integração social e profissional das novas gerações num contexto social em constante evolução (Soares, 2013). Assim, aprender a (con)viver constitui um dos objetivos fundamentais do sistema educativo. O desafio das escolas é desenvolver um modelo e uma cultura de coexistência, que seja assumida pela comunidade educativa e assente em valores democráticos, implicando a participação das famílias, do pessoal docente e dos alunos na sua elaboração e desenvolvimento. Este envolvimento é fundamental, não obstante os condicionalismos ou as exigências que se possam colocar, mas a escola pode e deve intervir nos processos de reprodução da violência e esta reprodução surge, precisamente nos diferentes sistemas em que os/as alunos/as se inserem (Bronfenbrenner, 1996). Acreditando, então, que a escola tem como imperativos e objetivos, tanto a formação académica dos e das alunas, como a formação pessoal, relacional e social, o contexto escola revela-se o contexto ideal para promover esta alteração no paradigma da abordagem à regulação dos comportamentos e das emoções, tanto em docentes como em alunos/as.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPromoção de competências pessoaispt_PT
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectRegulação de comportamentospt_PT
dc.subjectMediação de conflitospt_PT
dc.subjectPrevenção da violênciapt_PT
dc.subjectViolência na escolapt_PT
dc.titleCompreender as relações e as emoções no contexto educativopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage28pt_PT
degois.publication.lastPage34pt_PT
degois.publication.locationCentro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)pt_PT
degois.publication.titleIX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embedpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IX seminarioCompreender as relaçoes.pdf331.82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.