Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3244
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Mónica Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T09:54:26Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T09:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Soares, M. (2023). Compreender as relações e as emoções no contexto educativo. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 28-34). CIIE/FPCEUP. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-50-5 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3244 | - |
dc.description.abstract | O ato de educar envolve o desenvolvimento e a promoção de competências pessoais e a integração social e profissional das novas gerações num contexto social em constante evolução (Soares, 2013). Assim, aprender a (con)viver constitui um dos objetivos fundamentais do sistema educativo. O desafio das escolas é desenvolver um modelo e uma cultura de coexistência, que seja assumida pela comunidade educativa e assente em valores democráticos, implicando a participação das famílias, do pessoal docente e dos alunos na sua elaboração e desenvolvimento. Este envolvimento é fundamental, não obstante os condicionalismos ou as exigências que se possam colocar, mas a escola pode e deve intervir nos processos de reprodução da violência e esta reprodução surge, precisamente nos diferentes sistemas em que os/as alunos/as se inserem (Bronfenbrenner, 1996). Acreditando, então, que a escola tem como imperativos e objetivos, tanto a formação académica dos e das alunas, como a formação pessoal, relacional e social, o contexto escola revela-se o contexto ideal para promover esta alteração no paradigma da abordagem à regulação dos comportamentos e das emoções, tanto em docentes como em alunos/as. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP) | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Promoção de competências pessoais | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento parental | pt_PT |
dc.subject | Regulação de comportamentos | pt_PT |
dc.subject | Mediação de conflitos | pt_PT |
dc.subject | Prevenção da violência | pt_PT |
dc.subject | Violência na escola | pt_PT |
dc.title | Compreender as relações e as emoções no contexto educativo | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 28 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 34 | pt_PT |
degois.publication.location | Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP) | pt_PT |
degois.publication.title | IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embed | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IX seminarioCompreender as relaçoes.pdf | 331.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.