Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3244
Título: Compreender as relações e as emoções no contexto educativo
Autor: Soares, Mónica Nogueira
Palavras-chave: Promoção de competências pessoais
Desenvolvimento emocional
Envolvimento parental
Regulação de comportamentos
Mediação de conflitos
Prevenção da violência
Violência na escola
Data: 2023
Editora: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)
Citação: Soares, M. (2023). Compreender as relações e as emoções no contexto educativo. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 28-34). CIIE/FPCEUP.
Resumo: O ato de educar envolve o desenvolvimento e a promoção de competências pessoais e a integração social e profissional das novas gerações num contexto social em constante evolução (Soares, 2013). Assim, aprender a (con)viver constitui um dos objetivos fundamentais do sistema educativo. O desafio das escolas é desenvolver um modelo e uma cultura de coexistência, que seja assumida pela comunidade educativa e assente em valores democráticos, implicando a participação das famílias, do pessoal docente e dos alunos na sua elaboração e desenvolvimento. Este envolvimento é fundamental, não obstante os condicionalismos ou as exigências que se possam colocar, mas a escola pode e deve intervir nos processos de reprodução da violência e esta reprodução surge, precisamente nos diferentes sistemas em que os/as alunos/as se inserem (Bronfenbrenner, 1996). Acreditando, então, que a escola tem como imperativos e objetivos, tanto a formação académica dos e das alunas, como a formação pessoal, relacional e social, o contexto escola revela-se o contexto ideal para promover esta alteração no paradigma da abordagem à regulação dos comportamentos e das emoções, tanto em docentes como em alunos/as.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3244
ISBN: 978-989-8471-50-5
Versão do Editor: https://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embed
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IX seminarioCompreender as relaçoes.pdf331.82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.