Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3244
Título: | Compreender as relações e as emoções no contexto educativo |
Autor: | Soares, Mónica Nogueira |
Palavras-chave: | Promoção de competências pessoais Desenvolvimento emocional Envolvimento parental Regulação de comportamentos Mediação de conflitos Prevenção da violência Violência na escola |
Data: | 2023 |
Editora: | Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP) |
Citação: | Soares, M. (2023). Compreender as relações e as emoções no contexto educativo. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 28-34). CIIE/FPCEUP. |
Resumo: | O ato de educar envolve o desenvolvimento e a promoção de competências pessoais e a integração social e profissional das novas gerações num contexto social em constante evolução (Soares, 2013). Assim, aprender a (con)viver constitui um dos objetivos fundamentais do sistema educativo. O desafio das escolas é desenvolver um modelo e uma cultura de coexistência, que seja assumida pela comunidade educativa e assente em valores democráticos, implicando a participação das famílias, do pessoal docente e dos alunos na sua elaboração e desenvolvimento. Este envolvimento é fundamental, não obstante os condicionalismos ou as exigências que se possam colocar, mas a escola pode e deve intervir nos processos de reprodução da violência e esta reprodução surge, precisamente nos diferentes sistemas em que os/as alunos/as se inserem (Bronfenbrenner, 1996). Acreditando, então, que a escola tem como imperativos e objetivos, tanto a formação académica dos e das alunas, como a formação pessoal, relacional e social, o contexto escola revela-se o contexto ideal para promover esta alteração no paradigma da abordagem à regulação dos comportamentos e das emoções, tanto em docentes como em alunos/as. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3244 |
ISBN: | 978-989-8471-50-5 |
Versão do Editor: | https://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embed |
Aparece nas colecções: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IX seminarioCompreender as relaçoes.pdf | 331.82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.