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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3277
Título: | Visões e decisões dos futuros professores sobre metodologias ativas |
Autor: | Gonçalves, Daniela Quinta e Costa, Margarida |
Palavras-chave: | Metodologias Ativas Formação de professores Inovação pedagógica |
Data: | 2023 |
Editora: | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa |
Citação: | Gonçalves, D. & Quinta e Costa, M. (2023). Visões e decisões dos futuros professores sobre metodologias ativas. In Atas V Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, (pp. 152-157). Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa. |
Resumo: | Resumo Cada vez mais docentes reconhecem que os métodos pedagógicos, bem como os conteúdos educativos, devem ser alterados para se adaptarem ao século XXI, apelando à mudança para uma aprendizagem ativa e centrada nos estudantes, num mundo que está em constante mudança. Esta mudança só pode ser implementada se o contexto educativo e os métodos, espaços e prioridades forem alterados. Este artigo apresentará razões que justificam esta mudança, bem como os conhecimentos práticos que estão implicados na utilização de metodologias ativas que proporciona resultados e processos de trabalho/ práticas diferentes, ambicionando-se maior motivação e desenvolvimento sistemático e intencional dos estudantes. Assumimos que há inovação pedagógica com a aplicação sistematizada e deliberada de algumas dessas metodologias ativas que levam a mudança de práticas pedagógicas pelos professores. A visão e posição dos futuros docentes, em situação pré-profissional, face a estas metodologias parece-nos crucial para o seu desenvolvimento profissional como futuros professores que se comprometem a formar cidadãos com a capacidade de tomar decisões fundamentadas e com participação ativa na sociedade. O nosso compromisso na formação de professores é proporcionar contacto teórico, mas também experienciação de algumas metodologias ativas de modo a promover competências de aprendizagem como resposta às necessidades de inovação em educação. Pudemos avaliar o resultado deste projeto pela aplicação de um inquérito por questionário com um conjunto de afirmações relativo às metodologias ativas e suas vantagens, mas também questões que promovem a reflexão e a consciencialização do percurso formativo realizado, onde os estudantes podem expressar, numa escala de grau de concordância, a sua compreensão e compromisso da utilização dessas metodologias. A maioria dos estudantes demonstrou compreender o potencial das metodologias ativas na mudança necessária na formação dos alunos, validando, desta forma, o projeto que desenvolvemos. Palavras-Chave: Metodologias Ativas, Formação De Professores, Inovação Pedagógica, Decisões Educativas Deliberadas. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3277 |
ISBN: | 978-989-53707-3-3 |
Versão do Editor: | https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/23611/file |
Aparece nas colecções: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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