Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3308
Título: A educação artística na formação inicial de professores: metodologias ativas como recurso didático na formação
Autor: Oliveira, Mónica
Palavras-chave: Educação cultural e artística
Formação inicial de professores
Metodologias ativas
Data: 2025
Citação: Oliveira, M. (2025).A educação artística na formação inicial de professores: metodologias ativas como recurso didático na formação. European Public & Social Innovation Review, 10,1-14. http://doi.org/10.31637/epsir-2025-284
Resumo: Introdução: Este artigo analisa a forma como a educação artística, através de metodologias activas, pode ser integrada na formação inicial de professores em Portugal, centrando-se nas percepções dos alunos sobre a mesma.Metodologia:Foi realizado um estudo qualitativo de caso único, com recurso a um questionário online respondido por 148 estudantes do último ano dos mestrados em Educação Pré-Escolar e Educação Pré-Escolar em paralelo com o 1º Ciclo do Ensino Básico de seis instituições em Portugal.Resultados:A maioria dos alunos valoriza as metodologias activas por aumentarem o interesse pelos conteúdos, fomentarem um ambiente educativo dinâmico e facilitarem a ligação com o processo artístico. Destacam benefícios como a promoção de uma atitude ativa, o trabalho colaborativo e a auto-aprendizagem. No entanto, apontam desvantagens como a insegurança na aprendizagem, as dificuldades na organização do estudo e a necessidade de maturidade por parte dos alunos.Conclusões:Os estudantes sugerem a necessidade de rever as práticas pedagógicas actuais de modo a melhorar a qualidade da sua formação e o seu perfil profissional. Este estudo realça a importância de adaptar e reavaliar continuamente as estratégias de ensino para responder eficazmente às exigências e características dos futuros educadores. Palavras-chave: educação artística; estudantes; formação inicial de professores; metodologias
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3308
DOI: http://doi.org/10.31637/epsir-2025-284
ISSN: 2529-9824
Versão do Editor: https://epsir.net/index.php/epsir/article/view/284/130
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
284_A_educaçao_artistica_na_formaçao (1).pdf423.27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.