Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3373| Título: | Ethical and innovative integration of generative Artificial Intelligence in Higher Education: challenges and proposals for an institutional policy |
| Autor: | Ferreira, Ana Luísa Pinheiro, Ana Medeiros, Paula |
| Palavras-chave: | Inteligência Artificial Generativa (IAG) Ensino superior |
| Data: | 2025 |
| Citação: | Ferreira, A., Pinheiro, A. & Medeiros, P. (2025). Ethical and innovative integration of generative Artificial Intelligence in Higher Education: challenges and proposals for an institutional policy. International Journal of Social Science and Education Research Studies.5(4), 379-382. https://doi.org/10.55677/ijssers/V05I04Y2025-04 |
| Resumo: | A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no ensino superior apresenta tanto oportunidades como desafios significativos. A IAG pode melhorar a criação de recursos, apoiar o planeamento de aulas e aumentar a produtividade dos professores. No entanto, também levanta preocupações éticas, como o uso responsável da IA e a deteção de textos gerados por IA.Desafios: Uso Ético da IA: Garantir que a IA seja utilizada de maneira responsável, respeitando a privacidade dos dados e evitando vieses algorítmicos. Confiança e Competência dos Professores: Aumentar a confiança e a competência dos professores no uso de ferramentas de IAG através de formações contínuas. Integridade Académica: Prevenir a dependência excessiva de IA e garantir que os alunos desenvolvam pensamento crítico e habilidades próprias. Propostas: Políticas Institucionais Claras: Desenvolver diretrizes éticas claras para o uso de IAG, incluindo a privacidade dos dados e a integridade académica. Formação Contínua: Oferecer formações regulares para professores sobre o uso eficaz e responsável das ferramentas de IAG. Avaliação Contínua: Implementar avaliações contínuas do impacto da IAG no ambiente educacional para ajustar práticas e políticas conforme necessário. Estas práticas visam maximizar os benefícios da IAG na educação, ao mesmo tempo que mitigam os riscos associados. |
| Arbitragem científica: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3373 |
| DOI: | https://doi.org/10.55677/ijssers/V05I04Y2025-04 |
| ISSN: | 2770-2790 |
| Versão do Editor: | https://ijssers.org/single-view/?id=10573&pid=10525 |
| Aparece nas colecções: | Artigo publicado numa revista |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 04-0904-2025.pdf | 274.65 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.










