Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3409| Title: | Da formação à investigação em educação: Caminhos de (Tras)formação/inovação |
| Authors: | Silva, Andreia Filipa Basto |
| Orientador: | Gonçalves, Daniela |
| Keywords: | Ensino Básico (1º ciclo) Inovação pedagógica |
| Issue Date: | 9-Jul-2025 |
| Abstract: | Partindo da experiência (pré)profissional em contexto de prática de ensino supervisionada, o presente relatório tem como objetivo explicitar o conceito de inovação pedagógica, tendo em conta uma revisão bibliográfica e um processo de auscultação da instituição investigada. Pretende-se, ainda, apresentar a visão das lideranças de topo e intermédias; analisar esta visão apresentada relacionando-a com o processo de inovação pedagógica; e problematizar as perceções dos docentes de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) relativamente a este processo, num agrupamento de escolas público, situado no distrito do Porto. Este confronto entre diferentes olhares/sensibilidades permite analisar a origem da inovação pedagógica, o processo que lhe está subjacente, bem como os critérios facilitadores da inovação na instituição, incluindo mecanismos de monitorização e avaliação, com foco no nível de ensino do 1.º CEB. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3409 |
| metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
| Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Relatório de Estágio_Andreia Silva_2020027_ÚLTIMO.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










