Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3409| Título: | Da formação à investigação em educação: Caminhos de (Tras)formação/inovação |
| Autor: | Silva, Andreia Filipa Basto |
| Orientador: | Gonçalves, Daniela |
| Palavras-chave: | Ensino Básico (1º ciclo) Inovação pedagógica |
| Data: | 9-Jul-2025 |
| Resumo: | Partindo da experiência (pré)profissional em contexto de prática de ensino supervisionada, o presente relatório tem como objetivo explicitar o conceito de inovação pedagógica, tendo em conta uma revisão bibliográfica e um processo de auscultação da instituição investigada. Pretende-se, ainda, apresentar a visão das lideranças de topo e intermédias; analisar esta visão apresentada relacionando-a com o processo de inovação pedagógica; e problematizar as perceções dos docentes de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) relativamente a este processo, num agrupamento de escolas público, situado no distrito do Porto. Este confronto entre diferentes olhares/sensibilidades permite analisar a origem da inovação pedagógica, o processo que lhe está subjacente, bem como os critérios facilitadores da inovação na instituição, incluindo mecanismos de monitorização e avaliação, com foco no nível de ensino do 1.º CEB. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3409 |
| metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
| Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relatório de Estágio_Andreia Silva_2020027_ÚLTIMO.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.










