Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/734
Título: Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
Autor: MOTA, Anabela Ferreira
Orientador: Afonso, Carlos
Palavras-chave: Multimédia
Educação bilingue
Surdez
Data: Dez-2010
Citação: MOTA, Anabela Ferreira - Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos. Porto : [ed. autor], 2009. 196 f.. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professor Doutor Carlos Manuel Peixoto Afonso.
Resumo: O presente estudo parte da constatação das dificuldades sentidas pelos professores que trabalham com alunos Surdos no sentido de os motivar para a aprendizagem. Sendo estes alunos pessoas de “experiência visual” pretendemos investigar se os recursos multimédia constituirão um factor de motivação para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos do 2º e 3º Ciclos. Ao partimos do pressuposto que a motivação é fundamental para que o aluno possa construir o conhecimento, consideramos que um Centro de Recursos Multimédia que privilegie o uso das TIC pode favorecer uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. Para tal fomos analisar a situação, no ano lectivo 2009/2010, numa Escola de Referência para a educação bilingue de alunos Surdos do concelho do Porto. Aqui, foram aplicados inquéritos por questionário a 41 alunos Surdos e a 22 professores que leccionam esses mesmos alunos, para perceber a importância das TIC nos dois grupos de inquiridos e inferir da conveniência da criação de um Centro de Recursos Educativos Multimédia. Os resultados obtidos vão no sentido da criação de um centro de recursos efectivamente útil e adaptado às necessidades e desejos dos alunos Surdos e dos seus professores. Esperamos, através deste estudo, poder contribuir para melhorar as condições de ensino-aprendizagem destes jovens, para que cada vez mais sejam participantes activos no seu percurso escolar e tenham, o mais possível, as mesmas oportunidades oferecidas aos alunos ouvintes.
The following study checks the difficulties teachers usually feel to motivate deaf students to learn. Since they are “Visual witnesses” students, we would like to check if multimedia resources may work as a motivation factor to the teaching-learning process of these basic compulsory education students. Since motivation plays an important role in the student’s knowledge, we think that a multimedia resource centre aiming computing, will help them to succeed in their teaching-learning process. We took a sample from an Oporto recommended school for deaf students’ bilingual education 41 deaf students and their 22 teachers were inquired about the importance ITC plays in their lives to help us to decide about the necessity of the creation of the new multimedia resource centre. After the inquiry, we could conclude that all of them approved the creation of the multimedia resource centre, which should be useful and fit this kind of students and teachers. At last, with this study we hope to improve these youngsters’ teachinglearning conditions by giving them the chance to participate actively in their academic route, so that they may have the same opportunities as hearing students.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/734
Aparece nas colecções:Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ANABELAMOTA(Anexo 5 - An.pdf23.92 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANABELAMOTAAnexo 4 - SPSS - BD.pdf260.73 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANABELAMOTA(Anexo 3 - Inqu.pdf54.52 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANABELAMOTA(Anexo 2 - Inqu.pdf30.61 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANABELAMOTA(Anexo 1- Pedido_Direc.pdf11.7 kBAdobe PDFVer/Abrir
TM-ESEPF-EE-2010AnabelaMota.pdf3.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.