Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/747
Título: Portal CIF: recurso colaborativo no processo de referenciação para a educação especial
Autor: Mateus, Sérgio Miguel Marques Mateus
Orientador: Cruz, Mário
Serra, Helena
Palavras-chave: Portal CIF
Educação especial
Data: Out-2011
Citação: MATEUS, Sérgio Miguel Marques.- Portal CIF: Recurso colaborativo no processo de refernciação para a educação especial. Porto : [ed. autor], 2011. 223 f.. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Professora Doutora Helena Serra e Mestre Mário Cruz
Resumo: A introdução do DL 3/2008 de 7 de janeiro, referente aos apoios especializados a prestar na educação, provocou alterações ao nível do processo de referenciação, tornando a utilização da CIF um elemento obrigatório e fundamental na elegibilidade de um aluno para a Educação Especial. Durante este processo de elegibilidade, os professores de Educação Especial, enquanto elementos de uma equipa multidisciplinar, são por vezes confrontados com alguns problemas que dificultam a evolução do processo de referenciação, condicionando a sua conclusão. As TIC, que ao nível da educação foram introduzidas em diferentes momentos e com diferentes objetivos, são atualmente consideradas recursos fundamentais no âmbito organizativo e de gestão contribuindo para a autonomia e empreendedorismo do sistema educativo. Tendo em conta a versatilidade da internet e os contributos das TIC ao nível do trabalho colaborativo, com esta investigação procurámos verificar se a existência de um recurso online para preenchimento de formulários referentes à CIF facilita o trabalho dos professores de Educação Especial. Para isso, foi criada um Aplicação Online que permite qualificar todos os domínios da CIF e reunir os dados introduzidos individualmente por cada elemento da equipa multidisciplinar, culminando na estruturação automática do Relatório Técnico Pedagógico que, posteriormente, poderá ser impresso. Para efetuar esta investigação, foi utilizada uma combinação de métodos quantitativos e métodos qualitativos, aplicado um inquérito por questionário a um conjunto de 20 professores de Educação Especial, oriundos de 16 Agrupamentos a nível nacional que se registaram no PortalCIF. Da elaboração deste trabalho, podemos verificar que embora a utilização desta ferramenta possa facilitar o trabalho dos professores de Educação Especial, será necessário continuar a investir na formação dos professores no âmbito da utilização das TIC e apostar numa maior sensibilização e formação no âmbito da CIF.
The introduction of the Law by Decree 3/2008, of January 7th, related to the specialized support in education, has caused changes in the referencing process, making the use of ICF as a compulsory and essential aid in student's eligibility for Special Education. During this process of eligibility, special education teachers, as part of a multidisciplinary team, are sometimes faced with some problems that hinder the progress of the referral, conditioning its completion. The ICT, which have been introduced at different times and for different purposes in Education, are now considered resources of main importance in organizational management environments by contributing to autonomy and entrepreneurship in the education system. Given the versatility of the Internet and the contribution of ICT at the level of collaborative work, this research sought to verify if the existence of an online resource for filling out forms related to the ICF facilitates the work of special education teachers. Therefore, we created an online application that allows teachers to view all the domains of ICF and gather the data entered by each individual element of the multidisciplinary team, culminating in the automatic structuring of a final Report which can be then printed. To perform this investigation, we used a combination of quantitative and qualitative methods, by applying a questionnaire to a group of 20 teachers of Special Education, from 16 national groups of schools which have been registered in PortalCIF. From undertaking this work, we are able to verify that although the use of this tool can facilitate the work of special education teachers, we must continue to invest in teacher training in the use of ICT and focus on awareness and training within the ICF scope.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/747
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