Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/829
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dc.contributor.advisorGouveia, Joãoen_US
dc.contributor.authorGaspar, Gisela Maria de Britoen_US
dc.date.accessioned2009-01-29T12:09:46Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:56:25Z-
dc.date.available2009-01-29T12:09:46Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:56:25Z-
dc.date.issued2008-12en_US
dc.identifier.citationGASPAR, Gisela Maria de Brito - Como elaborar um plano de formação sobre PCT, numa escola reflexiva : dinâmicas de grupo no contexto do PCT [Documento policopiado]. Porto : [ed.autor], 2008. 70 f. .Trabalho de projecto não editadoen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/829-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/829en_US
dc.description70 f.en_US
dc.description.abstractA ideia de Projecto Curricular parte da crença de que uma escola de sucesso para todos e o desenvolvimento de aprendizagens significativas passam pela reconstrução do currículo nacional, de modo ter em conta as situações e características dos contextos onde ele se vai realizar. Incorpora, portanto, a dimensão social da acção educativa e até a de “ cidade educativa” e só é viável no quadro da autonomia da escola, que concebe as escolas como lugares de decisão. Por isso, se reconhece que o PCT enquanto instrumento de gestão pedagógica duma escola, neste caso duma turma, fomente uma cultura de reflexão e de análise dos processos de ensinar e de fazer aprender, bem como o trabalho cooperativo entre professores, e mesmo entre outros actores/agentes educativos, gerador de intervenções de melhor qualidade e que visem o sucesso escolar em todas as suas vertentes. Então, “por projecto curricular entende-se a forma particular como, em cada contexto, se reconstrói e se apropria um currículo face a uma situação real, definindo opções e intencionalidades próprias, e construindo modos específicos de organização e gestão curricular, adequados à consecução das aprendizagens que integram o currículo para os alunos concretos daquele contexto”, Mª. do Céu Roldão, (2000, “Avaliação do impacto da formação: um estudo dos centros de formação da Lezíria e Médio Tejo – 1993/1998”). O conceito de projecto, amplamente utilizado na escola actual, tem sido, não raras vezes, objecto de uma “reconceptualização”, isto é, tem-se limitado, frequentemente, a “dar um nome a práticas organizacionais e pedagógicas que se mantiveram inalteráveis.” (Clarinda, Leite, 2003, “Projectos Curriculares de Escola e de Turma – conceber, gerir e avaliar”). Com efeito, um olhar atento à realidade das nossas escolas permite perceber que a banalização do conceito de projecto, – consubstanciado, concretamente, nos três grandes projectos associados à autonomização da escola, o Projecto Curricular de Agrupamento / Escola, Projecto Educativo de Agrupamento / Escola, Projecto Curricular de Turma, – os torna, em muitas instituições, apenas mais um documento a elaborar e/ou reformular no início ou no fim de um ano lectivo, sem que lhes seja dada qualquer utilidade ulterior.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFormação de professores - ensino básico (1º ciclo)en_US
dc.subjectFormação de professores - educadores de infânciaen_US
dc.subjectGestão de projectosen_US
dc.subjectSupervisão de professoresen_US
dc.subjectPlaneamento de currículosen_US
dc.subjectPlaneamento de projectosen_US
dc.titleComo elaborar um plano de formação sobre PCT, numa escola reflexivaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

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