Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/891
Título: Como vai o tempo no 1º ciclo?
Autor: Nogueira, Isabel Cláudia
Palavras-chave: Prática educativa
Ensino básico (1º ciclo)
Ensino da matemática
Data: 2006
Citação: Nogueira, Isabel Cláudia - Como vai o tempo no 1º ciclo?. Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. ISSN 1645-9377. N.º4 (2006), p. 73-82
Relatório da Série N.º: Cadernos de Estudo;4
Resumo: A Associação de Professores de Matemática subordinou o Ano Temático 2005/2006 ao tema Matemática e Tempo. Com esta iniciativa, pretendeu-se, entre outros aspectos, compreender melhor a estreita ligação que existe entre a Matemática e Tempo e, em particular, a influência que o Tempo temao nível da aprendizagem da Matemática e das práticas profissionais dos professores. É neste contexto que nos propomos apresentar dados obtidos num estudo exploratório sobre práticas lectivas com recurso a explorações sobre o Tempo no âmbito da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com a realização desse estudo, pretendeu-se identificar e caracterizar situações, actividades e materiais presentes em propostas de trabalho relacionadas com a exploração do Tempo no 1º Ciclo. Como principais conclusões deste estudo, refiram-se uma frequente exploração praticamente em simultâneo do conceito de Tempo e dos respectivo( s) processos(s) de medição, a prática corrente de apresentação aos alunos de situações contextualizadas e significativas, alguma interdisciplinaridade nas actividades propostas e uma utilização de materiais bastante diversificada nas práticas de sala de aula.
Descrição: p. 73-82
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/891
ISSN: 1645-9377
Aparece nas colecções:N.º 4 (2006) : Ensino básico (1.º ciclo)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cad4_TempoIsabelNogueira.pdf99.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.