Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/935
Título: | A aprendizagem estratégica e a geração playstation : o que está em jogo? |
Autor: | Almeida, Susana de |
Palavras-chave: | Aprendizagem |
Data: | 2008 |
Citação: | ALMEIDA, Susana - A aprendizagem estratégica e a geração playstation : o que está em jogo?.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. nº 13 (2008), p. 187-193 |
Relatório da Série N.º: | Saber (e) Educar;13 |
Resumo: | Assumindo a importância do conhecimento estratégico para as
aprendizagens e suportando a designação da actual geração de alunos que frequenta
as escolas – a geração playstation, com todas as suas características
muito particulares e marcadamente diferentes das gerações anteriores – pela
referência a diversos autores, apresentamos algumas reflexões da investigação
acerca do uso de capacidades estratégicas destes alunos em tarefas recreativas.
Procuramos ainda reflectir sobre a sua transferência ou oportunidade de
transferência para as tarefas escolares e de que modo será possível contribuir,
como educadores e professores, para o desenvolvimento de uma aprendizagem
escolar estratégica, através do desenvolvimento de capacidades auto -
-regulatórias, fazendo apelo às suas competências adquiridas externamente,
paralelamente ao contexto escolar, e usando a tecnologia, da qual a geração
actual de alunos não pode dissociar-se. After justifying the present name given to the students that nowadays attend schools – the playstation generation – through several references, we present some reflexions brought by the investigation on the use of strategic abilities of these students in recreational contexts. It’s also our purpose to reflect on the transfer or transfer possibility from a recreational task strategy to an academic task. We reflect on the way we, as teachers, could help students to develop strategic learning and self-regulation skills, appealing to their skills that have been acquired in other contexts than school and using technology. |
Descrição: | p. 187-193 |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/935 |
ISSN: | 0873-3600 |
Aparece nas colecções: | N.º 13 (2008) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SeE_13AprendizagemEstrat_gica.pdf | 166.38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.