Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/939
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Ana Paula | en_US |
dc.date.accessioned | 2009-03-23T11:26:22Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:59:16Z | |
dc.date.available | 2009-03-23T11:26:22Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:59:16Z | |
dc.date.issued | 2008 | en_US |
dc.identifier.citation | GOMES, Ana Paula - Escola : um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. Nº 13 (2008), p. 287-297. | en_US |
dc.identifier.issn | 0873-3600 | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/939 | |
dc.description | p. 287-297 | en_US |
dc.description.abstract | Numa sociedade cada vez mais competitiva e, em constante mudança, a assimilação dessa «metamorfose» pode ser um processo assustador. Será normal experimentarmos sensações de «impotência» em determinados sectores, dada a nossa «incapacidade », pelo menos numa relação temporal, em absorver tudo num tempo record. Parece-nos pois imperativo pensar, repensar e agir em tempo adequado. Pretendemos, salientar o papel da Escola, à luz das orientações da Comissão Inter nacional sobre Educação para o século XXI, na adversidade que as crianças com necessidades educativas especiais e as suas famílias enfrentam. Que papel assume, ou pode assumir, a Escola, no sentido de ser um trampolim para estruturar condutas resilientes nas mesmas? Vários especialistas afirmam que, a resiliência é de natureza dinâmica, podendo variar através do tempo e das circunstâncias. Apresenta - -se como um equilíbrio entre factores de risco, factores protectores e a personalidade do ser humano. Sendo assim, a adversidade a ela associada, também se aprende a enfrentar e acreditamos que a Escola, na figura representativa dos seus docentes, tem um papel fundamental a desempenhar. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.relation.ispartofseries | Saber (e) Educar;13 | en_US |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Resiliência | en_US |
dc.title | Escola : um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência | en_US |
dc.type | article | en_US |
Appears in Collections: | N.º 13 (2008) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SeE_13Escola.pdf | 268.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.