Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/939
Title: Escola : um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência
Authors: Gomes, Ana Paula
Keywords: Resiliência
Issue Date: 2008
Citation: GOMES, Ana Paula - Escola : um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. Nº 13 (2008), p. 287-297.
Series/Report no.: Saber (e) Educar;13
Abstract: Numa sociedade cada vez mais competitiva e, em constante mudança, a assimilação dessa «metamorfose» pode ser um processo assustador. Será normal experimentarmos sensações de «impotência» em determinados sectores, dada a nossa «incapacidade », pelo menos numa relação temporal, em absorver tudo num tempo record. Parece-nos pois imperativo pensar, repensar e agir em tempo adequado. Pretendemos, salientar o papel da Escola, à luz das orientações da Comissão Inter nacional sobre Educação para o século XXI, na adversidade que as crianças com necessidades educativas especiais e as suas famílias enfrentam. Que papel assume, ou pode assumir, a Escola, no sentido de ser um trampolim para estruturar condutas resilientes nas mesmas? Vários especialistas afirmam que, a resiliência é de natureza dinâmica, podendo variar através do tempo e das circunstâncias. Apresenta - -se como um equilíbrio entre factores de risco, factores protectores e a personalidade do ser humano. Sendo assim, a adversidade a ela associada, também se aprende a enfrentar e acreditamos que a Escola, na figura representativa dos seus docentes, tem um papel fundamental a desempenhar.
Description: p. 287-297
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/939
ISSN: 0873-3600
Appears in Collections:N.º 13 (2008)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeE_13Escola.pdf268.07 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.