Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/939
Título: | Escola : um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência |
Autor: | Gomes, Ana Paula |
Palavras-chave: | Resiliência |
Data: | 2008 |
Citação: | GOMES, Ana Paula - Escola : um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. Nº 13 (2008), p. 287-297. |
Relatório da Série N.º: | Saber (e) Educar;13 |
Resumo: | Numa sociedade cada vez mais competitiva e, em constante mudança, a assimilação dessa «metamorfose» pode ser um processo assustador. Será normal experimentarmos sensações de «impotência» em determinados sectores, dada a nossa «incapacidade », pelo menos numa relação temporal, em absorver tudo num tempo record. Parece-nos pois imperativo pensar, repensar e agir em tempo adequado. Pretendemos, salientar o papel da Escola, à luz das orientações da Comissão Inter nacional sobre Educação para o século XXI, na adversidade que as crianças com necessidades educativas especiais e as suas famílias enfrentam. Que papel assume, ou pode assumir, a Escola, no sentido de ser um trampolim para estruturar condutas resilientes nas mesmas? Vários especialistas afirmam que, a resiliência é de natureza dinâmica, podendo variar através do tempo e das circunstâncias. Apresenta - -se como um equilíbrio entre factores de risco, factores protectores e a personalidade do ser humano. Sendo assim, a adversidade a ela associada, também se aprende a enfrentar e acreditamos que a Escola, na figura representativa dos seus docentes, tem um papel fundamental a desempenhar. |
Descrição: | p. 287-297 |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/939 |
ISSN: | 0873-3600 |
Aparece nas colecções: | N.º 13 (2008) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SeE_13Escola.pdf | 268.07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.