Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1340
Título: | A leitura e a educação intercultural : exigência de novas práticas educativas |
Autor: | Cavalcanti, Joana |
Palavras-chave: | Leitura Educação intercultural Práticas pedagógicas |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidad Autónoma |
Citação: | In: Tendencias Pedagógicas / dir. Jesús Asensi Díaz ; propr. Universidad Autónoma de Madrid. - Madrid : Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación de la Universidad Autónoma. - http://www.tendenciaspedagogicas.com/. - ISSN 1133-2654. - n.º 23(2014), p.257-270 |
Resumo: | Este artigo pretende discutir questões fundamentais acerca da formação de leitores, focalizando a problemática acerca do ensino da leitura e da iliteracia e suas consequências socioculturais, mas sobretudo o impacto que a leitura esta pode provocar enquanto sistema simbólico na construção de visão de mundo e apropriação da realidade. No mundo contemporâneo é impossível se pensar em leitura e educação sem reflectir profundamente acerca da interculturalidade e da trama que aí se tece para se (re)construir a história humana, principalmente no sentido de se corrigir as situações que implicam em desigualdade, preconceito e racismo. Nessa perspectiva iremos assumir e sublinhar o discurso de autores significativos para estas duas áreas temáticas, dando ênfase aos autores Freire e Bakhtine, articulando-os com outros investigadores, também, relevantes para o estudo da Leitura e da Educação Intercultural |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1340 |
ISSN: | 1133-2654 |
Aparece nas colecções: | Artigo publicado numa revista |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_23_18.pdf | Documento principal | 138.37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.