Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2243
Título: Palavra, a herança de um povo – o encontro Intergeracional através da Literatura Popular
Autor: Santos, Juliana Alexandra Martins dos
Orientador: Cavalcanti, Joana
Palavras-chave: Animação da leitura
Literatura popular
Literatura oral
Literatura tradicional
Lendas de Barcelos
Data: 11-Dez-2015
Resumo: Nos finais do século XIX e início do século XX surge, por parte de alguns escritores, uma preocupação na recolha e preservação do património oral e tradicional. Entretanto, é possível afirmar que tal património tem sido frequentemente esquecido e desvalorizado, sobretudo nas escolas, mesmo estando contemplado nos programas do Ensino Básico. Assim, nasce o projeto intergeracional “Palavra, a herança de um povo- o encontro Intergeracional através da Literatura Popular” que pretende aproximar gerações e estimular a preservação do património oral e tradicional. Contamos com um grupo de narradores seniores e um de recetores, as crianças em idade pré-escolar pertencentes a uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Barcelos. O foco de estudo são as lendas da cidade de Barcelos, pois alguns dos nossos objetivos situaram-se em dar a conhecer às gerações futuras as narrativas locais que fazem parte da sua história, bem como promover o (re)conhecimento das raízes culturais. Para a realização do nosso estudo recorremos à metodologia de investigação de natureza qualitativa, nomeadamente um estudo de caso, visto que poderíamos observar com profundidade para alterar uma situação a partir de uma realidade já conhecida por nós. Procuramos defender que o Popular / Oral / Tradicional é capaz de cativar as diferentes gerações e se constitui num belo instrumento para a construção identitária de um grupo, além de ser um espaço de aprendizagem da leitura. Por outro lado, compreender as caraterísticas geracionais de distintos grupos dá aos educadores uma perceção sobre como os estudantes de diferentes gerações aprendem. Cada geração tem seu próprio conjunto de valores, ideias, ética e cultura. Entender essas diferenças geracionais pode nos ajudar a entender e preparar o futuro através das narrativas que integram a nossa experiência e construção como cidadãos.
At the end of the nineteenth century and early twentieth century some writers worried about the gathering and preservation of the oral and traditional inheritance. Nowadays the oral and traditional inheritance is not as appreciated as it should be, it is almost forgotten, despite the fact it is included in the programmes of Basic Education. Thus was born an intergenerational project - word, the heritage of a people against the intergenerational, which aims to approximate generations and promote the preservation of oral and traditional heritage of a region. We have senior narrators and preschool age children belonging to a private institution of social solidarity. The focus of the study are the tales of the city of Barcelos, some of our objectives ranged themselves in for future generations that are part of its history and to promote the re knowledge of cultural roots. In methodological terms the study is part of a qualitative research-case study, including a case study we could observe with depth to change a situation from a fact already known. We seek to prove that the Popular/Oral/Traditional Literature is able to approach different generations. Understanding generational characteristics gives educators insight into how students from different generations learn best. Each generation has its own set of values, ideas, ethics, and culture. Understanding these generational differences can help us understand the future, through the narratives that integrate our experience and construction as citizens.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura RENATES TID 201003139
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2243
Aparece nas colecções:Animação da Leitura

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MAL_2015_JulianaSantos.pdfDocumento principal665.98 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 1.pdfAnexo 11.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 2.pdfAnexo 2141.37 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 3.pdfAnexo 385.57 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 10.pdfAnexo 1083.79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Transcrição.pdfTranscrição180.11 kBAdobe PDFVer/Abrir
Transcriçaõ.pdfTranscrição280.4 kBAdobe PDFVer/Abrir
Transcrição.pdfAnexo 658.07 kBAdobe PDFVer/Abrir
Transcrição.pdfAnexo 763.78 kBAdobe PDFVer/Abrir
Transcrição.pdfAnexo 880.15 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Transcrição.pdfAnexo 9137.19 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Pedido de autorização crianças.pdfAutorizaçao111.48 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Pedido de autorização seniores.pdfAutorizaçao212.01 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.