Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2258| Title: | Análise Ontossemiótica de processos de instrução matemática - um exemplo no Ensino Básico |
| Authors: | Nogueira, Isabel Cláudia Fernández Blanco, Teresa Rodríguez Vivero, Dolores |
| Keywords: | Análise didática Práticas educativas Matemática Modelo ontossemiótico |
| Issue Date: | Dec-2015 |
| Citation: | Nogueira, I., Fernández Blanco, T., & Rodríguez Vivero, D. (2015). Análise Ontossemiótica de processos de instrução matemática - um exemplo no Ensino Básico. Saber & Educar, 20, 174-187. doi:http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.188 |
| Abstract: | A descrição e a análise do tipo de conhecimento matemático presente num processo de estudo e das suas formas de exploração em aula constitui uma ferramenta indispensável a uma reflexão criteriosa sobre práticas educativas. Neste texto apresentamos resultados da aplicação do Modelo Ontossemiótico do Conhecimento e Instrução Matemática à análise de processos de instrução matemática. A partir de uma aula de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico, propomo-nos exemplificar algumas das potencialidades oferecidas por este modelo à compreensão de processos instrucionais e, portanto, à melhoria tanto de processos de ensino dos professores como das aprendizagens dos alunos. |
| Peer reviewed: | yes |
| URI: | http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/188/pdf_31 http://hdl.handle.net/20.500.11796/2258 |
| ISSN: | 1647-2144 |
| Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 188-714-1-PB (1).pdf | 255.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










