Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2258
Title: Análise Ontossemiótica de processos de instrução matemática - um exemplo no Ensino Básico
Authors: Nogueira, Isabel Cláudia
Fernández Blanco, Teresa
Rodríguez Vivero, Dolores
Keywords: Análise didática
Práticas educativas
Matemática
Modelo ontossemiótico
Issue Date: Dec-2015
Citation: Nogueira, I., Fernández Blanco, T., & Rodríguez Vivero, D. (2015). Análise Ontossemiótica de processos de instrução matemática - um exemplo no Ensino Básico. Saber & Educar, 20, 174-187. doi:http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.188
Abstract: A descrição e a análise do tipo de conhecimento matemático presente num processo de estudo e das suas formas de exploração em aula constitui uma ferramenta indispensável a uma reflexão criteriosa sobre práticas educativas. Neste texto apresentamos resultados da aplicação do Modelo Ontossemiótico do Conhecimento e Instrução Matemática à análise de processos de instrução matemática. A partir de uma aula de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico, propomo-nos exemplificar algumas das potencialidades oferecidas por este modelo à compreensão de processos instrucionais e, portanto, à melhoria tanto de processos de ensino dos professores como das aprendizagens dos alunos.
Peer reviewed: yes
URI: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/188/pdf_31
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2258
ISSN: 1647-2144
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
188-714-1-PB (1).pdf255.35 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.