Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2258
Título: | Análise Ontossemiótica de processos de instrução matemática - um exemplo no Ensino Básico |
Autor: | Nogueira, Isabel Cláudia Fernández Blanco, Teresa Rodríguez Vivero, Dolores |
Palavras-chave: | Análise didática Práticas educativas Matemática Modelo ontossemiótico |
Data: | Dez-2015 |
Citação: | Nogueira, I., Fernández Blanco, T., & Rodríguez Vivero, D. (2015). Análise Ontossemiótica de processos de instrução matemática - um exemplo no Ensino Básico. Saber & Educar, 20, 174-187. doi:http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.188 |
Resumo: | A descrição e a análise do tipo de conhecimento matemático presente num processo de estudo e das suas formas de exploração em aula constitui uma ferramenta indispensável a uma reflexão criteriosa sobre práticas educativas. Neste texto apresentamos resultados da aplicação do Modelo Ontossemiótico do Conhecimento e Instrução Matemática à análise de processos de instrução matemática. A partir de uma aula de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico, propomo-nos exemplificar algumas das potencialidades oferecidas por este modelo à compreensão de processos instrucionais e, portanto, à melhoria tanto de processos de ensino dos professores como das aprendizagens dos alunos. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/188/pdf_31 http://hdl.handle.net/20.500.11796/2258 |
ISSN: | 1647-2144 |
Aparece nas colecções: | Artigo publicado numa revista |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
188-714-1-PB (1).pdf | 255.35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.