Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Cristina Vieira-
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina-
dc.contributor.authorPereira, Íris Susana Pires-
dc.date.accessioned2016-04-04T10:31:49Z-
dc.date.available2016-04-04T10:31:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPires Pereira, Í., Viana, F., & Vieira da Silva, C. (201520152015). Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador.Perspectiva, 33(1), 231-259. doi:http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p231por
dc.identifier.issn2175-795X-
dc.identifier.otherhttp://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p231-
dc.identifier.urihttps://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p231-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2293-
dc.description.abstractNeste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.titleSobre a formação do professor alfabetizador : contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizadorpor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage231por
degois.publication.lastPage239por
degois.publication.locationFlorianópolis, Santa Catarina, Brasilpor
degois.publication.titleRevista Perspectivapor
dc.peerreviewedyespor
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
35148-142483-3-PB (1).pdf496.06 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.