Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2332
Title: A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
Authors: Oliveira, Mónica
Keywords: Arte contemporânea
Formação inicial de professores
Issue Date: 2016
Publisher: Rio Grande do Sul : Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
Citation: Revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte ( GEARTE ). - Rio Grande do Sul : Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal, 2016. - ISSN 2357-9854. - 3(1), 53-66
Abstract: A formação de professores é um processo complexo que deve não só ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos como também exigir que sejam ouvidos todos os participantes. No entanto, no Ensino Superior a participação de estudantes na construção do desenho curricular é pouco valorizada. Neste estudo, pretendemos analisar o que pensam os estudantes de Licenciaturas em Educação Básica, em Portugal, sobre o contributo da arte contemporânea para a sua formação e para a sua futura profissão. Essa etapa constitui-se determinante pois acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem só ganha sentido se os estudantes puderem refletir sobre ele com vista a perspectivar o seu futuro. Trata-se, assim, de uma investigação de natureza quantitativa em que se utilizou o inquérito por questionário. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizaram a arte contemporânea para a sua formação e para o desenvolvimento da sua prática profissional, apontando competências específicas da área.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2332
ISSN: ISSN 2357-9854
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
63503-264612-2-PB.pdfdocumento principal480.74 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.