Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2450
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.date.accessioned2017-04-24T08:03:57Z-
dc.date.available2017-04-24T08:03:57Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citation• Nogueira, I.C. (2017). As práticas de ensino de grandezas e medida no 1º ciclo do Ensino Básico – uma perspetiva ontossemiótica. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 304- 314). Viseu: Associação de Professores de Matemática.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8768-67-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2450-
dc.description.abstractA partir de um estudo exploratório sobre grandezas e medida no 1.º ciclo do Ensino Básico que estabeleceu como objetivos determinar que práticas matemáticas são implementadas na sala de aula, qual a natureza do conhecimento presente e/ou emergente em tais práticas, que relações são estabelecidas entre objetos e processos matemáticos e didáticos implicados nessas práticas, que funções aí desempenham professor e alunos e, ainda, que recursos materiais apoiam essas práticas , apresenta-se neste texto a descrição das práticas matemáticas mais significativas identificadas nos processos de ensino analisados. Os resultados obtidos evidenciaram o uso de situações extramatemáticas e/ou do quotidiano e o predomínio de conhecimento procedimental e algorítmico como as práticas matemáticas mais características destes processos de ensino.pt_PT
dc.description.abstractBased on an exploratory study of Measurement classroom practices in the 1st cycle of Primary Education which set as objectives to determine which are the mathematical classroom practices, what is the nature of present and/or emerging knowledge in such practices, what relationships are established between mathematical and didactic objects and processes implied in those practices, what functions do teacher and students play in classroom practices and what kind of resources support these practices , this paper presents the most significant pratices identified in the study processes analyzed. The results obtained evidenced the use of extra-mathematical and/or from daily life and the predominance of procedural and algorithmic knowledge as the most characteristic mathematical practices of these study processes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino da matemática - Ensino básico 1º ciclo - Portugalpt_PT
dc.subjectPráticas de ensinopt_PT
dc.subjectMatemática - Grandezas e medidaspt_PT
dc.subjectModelo ontossemióticopt_PT
dc.titleAs práticas de ensino de grandezas e medida no 1º ciclo do Ensino Básico – uma perspetiva ontossemióticapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage304pt_PT
degois.publication.lastPage314pt_PT
degois.publication.locationViseupt_PT
degois.publication.titleAtas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo XXVIII SIEM ICN.pdf476.54 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.