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Título: As práticas de ensino de grandezas e medida no 1º ciclo do Ensino Básico – uma perspetiva ontossemiótica
Autor: Nogueira, Isabel Cláudia
Palavras-chave: Ensino da matemática - Ensino básico 1º ciclo - Portugal
Práticas de ensino
Matemática - Grandezas e medidas
Modelo ontossemiótico
Data: 2017
Citação: • Nogueira, I.C. (2017). As práticas de ensino de grandezas e medida no 1º ciclo do Ensino Básico – uma perspetiva ontossemiótica. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 304- 314). Viseu: Associação de Professores de Matemática.
Resumo: A partir de um estudo exploratório sobre grandezas e medida no 1.º ciclo do Ensino Básico que estabeleceu como objetivos determinar que práticas matemáticas são implementadas na sala de aula, qual a natureza do conhecimento presente e/ou emergente em tais práticas, que relações são estabelecidas entre objetos e processos matemáticos e didáticos implicados nessas práticas, que funções aí desempenham professor e alunos e, ainda, que recursos materiais apoiam essas práticas , apresenta-se neste texto a descrição das práticas matemáticas mais significativas identificadas nos processos de ensino analisados. Os resultados obtidos evidenciaram o uso de situações extramatemáticas e/ou do quotidiano e o predomínio de conhecimento procedimental e algorítmico como as práticas matemáticas mais características destes processos de ensino.
Based on an exploratory study of Measurement classroom practices in the 1st cycle of Primary Education which set as objectives to determine which are the mathematical classroom practices, what is the nature of present and/or emerging knowledge in such practices, what relationships are established between mathematical and didactic objects and processes implied in those practices, what functions do teacher and students play in classroom practices and what kind of resources support these practices , this paper presents the most significant pratices identified in the study processes analyzed. The results obtained evidenced the use of extra-mathematical and/or from daily life and the predominance of procedural and algorithmic knowledge as the most characteristic mathematical practices of these study processes.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2450
ISBN: 978-972-8768-67-6
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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