Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Isabel-
dc.contributor.authorBaldaia, Angélica Paula de Sousa-
dc.date.accessioned2017-11-23T14:37:57Z-
dc.date.available2017-11-23T14:37:57Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2539-
dc.description.abstractEste projeto de investigação permitirá compreender o contributo da aplicação precoce dos modelos de intervenção na promoção e desenvolvimento da aprendizagem de uma criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) no 2º ciclo. Num primeiro momento, será feito um enquadramento teórico, abordando o conceito e a etiologia da PHDA, o seu diagnóstico, os problemas associados, assim como a contextualização no quadro familiar e escolar, quer ao nível da aprendizagem quer ao nível da interação entre pares. Será feita a abordagem aos modelos de intervenção farmacológica e cognitivo-comportamental e a sua pertinência no tratamento de crianças com PHDA. Na segunda parte do trabalho, correspondente à componente empírica, serão apresentadas as escalas de avaliação de PHDA preenchidas por pais e professores, relativamente à identificação de características específicas desta perturbação, e o teste sociométrico preenchido pelos colegas da turma com o intuito de aferirmos qual a posição social que a criança ocupa na mesma. A análise dos dados permitir-nos-á constatar que a aluna apresenta as características específicas de PHDA em todos os contextos, contudo é em casa que ela mais as evidencia. Na escola, os seus comportamentos não se revelam nefastos na sua aprendizagem, pois apresenta um rendimento académico satisfatório. No que respeita a interação entre os seus colegas de turma, poderemos verificar que, no cômputo geral, estes têm preferência por M., não se verificando casos de conflitos grupais entre eles. Poderemos constatar que o diagnóstico precoce de PHDA nesta criança e as intervenções farmacológica e cognitivo-comportamental com acompanhamento psicológico, terapias individuais e de grupo, na instituição Fio de Ariana, poderão ter contribuído na promoção e desenvolvimento da aprendizagem e relação social desta criança.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPerturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)pt_PT
dc.subjectModelos de Intervençãopt_PT
dc.subjectPromoção e Desenvolvimento da Aprendizagempt_PT
dc.titleContributos da aplicação precoce dos modelos de intervenção na promoção da aprendizagem de uma criança com PHDA no 2º ciclopt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto_PG_EE_Angélica Baldaia_2012.pdf971.02 kBAdobe PDFView/Open
Dec.-Lei Nº 75_2008.pdf323.85 kBAdobe PDFView/Open
Escalas de Avaliação (pais e professores).pdf94.91 kBAdobe PDFView/Open
Ficha de Anamnese.pdf89.23 kBAdobe PDFView/Open
Projeto Educativo.pdf895.84 kBAdobe PDFView/Open
Teste Sociométrico.pdf32.16 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.