Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2539
Título: Contributos da aplicação precoce dos modelos de intervenção na promoção da aprendizagem de uma criança com PHDA no 2º ciclo
Autor: Baldaia, Angélica Paula de Sousa
Orientador: Cunha, Isabel
Palavras-chave: Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
Modelos de Intervenção
Promoção e Desenvolvimento da Aprendizagem
Data: 2012
Resumo: Este projeto de investigação permitirá compreender o contributo da aplicação precoce dos modelos de intervenção na promoção e desenvolvimento da aprendizagem de uma criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) no 2º ciclo. Num primeiro momento, será feito um enquadramento teórico, abordando o conceito e a etiologia da PHDA, o seu diagnóstico, os problemas associados, assim como a contextualização no quadro familiar e escolar, quer ao nível da aprendizagem quer ao nível da interação entre pares. Será feita a abordagem aos modelos de intervenção farmacológica e cognitivo-comportamental e a sua pertinência no tratamento de crianças com PHDA. Na segunda parte do trabalho, correspondente à componente empírica, serão apresentadas as escalas de avaliação de PHDA preenchidas por pais e professores, relativamente à identificação de características específicas desta perturbação, e o teste sociométrico preenchido pelos colegas da turma com o intuito de aferirmos qual a posição social que a criança ocupa na mesma. A análise dos dados permitir-nos-á constatar que a aluna apresenta as características específicas de PHDA em todos os contextos, contudo é em casa que ela mais as evidencia. Na escola, os seus comportamentos não se revelam nefastos na sua aprendizagem, pois apresenta um rendimento académico satisfatório. No que respeita a interação entre os seus colegas de turma, poderemos verificar que, no cômputo geral, estes têm preferência por M., não se verificando casos de conflitos grupais entre eles. Poderemos constatar que o diagnóstico precoce de PHDA nesta criança e as intervenções farmacológica e cognitivo-comportamental com acompanhamento psicológico, terapias individuais e de grupo, na instituição Fio de Ariana, poderão ter contribuído na promoção e desenvolvimento da aprendizagem e relação social desta criança.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2539
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto_PG_EE_Angélica Baldaia_2012.pdf971.02 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dec.-Lei Nº 75_2008.pdf323.85 kBAdobe PDFVer/Abrir
Escalas de Avaliação (pais e professores).pdf94.91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ficha de Anamnese.pdf89.23 kBAdobe PDFVer/Abrir
Projeto Educativo.pdf895.84 kBAdobe PDFVer/Abrir
Teste Sociométrico.pdf32.16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.