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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2549
Título: | Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância |
Autor: | Silva, Cristina Vieira |
Palavras-chave: | Literacia emergente Jardim de infância Linguagem escrita |
Data: | 2017 |
Citação: | Silva, M. (2017). Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr. 6, 448-451. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.3042 |
Resumo: | O desenvolvimento da literacia emergente permite a crianças em idade pré-escolar construir hipóteses acerca da funcionalidade e aspetos conceptuais da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1986). Três décadas passadas sobre esta obra pioneira, considerámos oportuno aferir como as práticas pedagógicas no domínio da leitura e escrita são informadas pela teoria. Para o efeito, aplicámos uma versão adaptada da grelha de observação dessas práticas, de Alves Martins & Santos (2005), em doze salas de jardim de infância de educadores cooperantes. Os resultados mostram que as práticas observadas denotam ausência de intencionalidade educativa e falta de sistematicidade em algumas atividades. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2549 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.3042 |
ISSN: | 2386-7418 |
Versão do Editor: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Aparece nas colecções: | Artigo publicado numa revista |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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