Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2729
Título: À descoberta do Scratch Júnior por crianças de 4/5 anos
Autor: Ramalho, Rui
Gonçalves, Fernanda Cristina
Palavras-chave: Linguagem de programação -- scratch
Tecnologia educativa
Robótica em educação pré-escolar
Robótica Educativa
Data: 2018
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Ramalho, R. & Gonçalves, F. C. (2018). À descoberta do Scratch Júnior por crianças de 4/5 anos. In III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 571-575). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-241-5. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/17381
Resumo: Tendo como referência as orientações curriculares para a Educação Pré-escolar onde sugere que as crianças usem no dia-a-dia como recursos pedagógicos ou de lazer os recursos tecnológicos, implementamos um projeto de construção de robôs no jardim-de-infância, utilizando o ScratchJr para introduzir o pensamento computacional e a programação num grupo de 16 crianças de 4/5 anos. A educadora proporcionou diferentes atividades e estratégias, tais como, a criação de pequenos projetos e histórias proporcionando às crianças aprendizagens transversais e possibilitando exprimirem-se de forma criativa. Esta estratégia permitiu proporcionar igualdade de oportunidades a todas as crianças de explorarem instrumentos tecnológicos que de outra forma não teriam acesso. Como objetivos definimos, a manipulação de dispositivos móveis promovendo a literacia digital, desenvolvimento do pensamento computacional através da resolução de problemas e proporcionar aprendizagens diferenciadas nos domínios da geometria e medida e dos números e operações. A metodologia utilizada foi o paradigma qualitativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados, grelhas de observação e um inquérito de satisfação. Na análise aos resultados, constatamos que as crianças através da criação dos seus próprios jogos ou histórias, estão mais predispostas a realizarem diferentes aprendizagens em grupo de dois, a adquirirem conhecimentos nas diferentes áreas de conteúdo e em particular nos números e operações. Com esta experiência estamos convictos que a programação com ScratchJr é possível em contexto de jardim-de-infância possibilitando à criança desenvolver competências nas diferentes áreas de conteúdo, potenciando a sua criatividade e desenvolver a sua literacia digital.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2729
ISBN: 978-972-745-241-5
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10198/17381
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
incte18 ScratchJunior571-575.pdf207.35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.