Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2761
Título: Projeto ELISSE – E-learning for intercultural skills in Social Education
Autor: Gomes, Miguel Prata
Samagaio, Florbela
Trevisan, Gabriela
Ramalho, Rui
Palavras-chave: Educadores sociais
Projeto ELISSE ([E-learning para competências interculturais na Educação Social)
Educação social
Trabalhadores sociais
Competências interculturais
Ferramentas e-learning
Supervisão
Data: 2019
Editora: Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Citação: Gomes, M. P., Samagaio, F., Trevisan, G. & Ramalho, R. (2019).Projeto ELISSE – E-learning for intercultural skills in Social Education. In A. M. Costa e Silva, I. Macedo & S. Cunha (Eds.), Livro de atas do II Congresso Internacional de Mediação Social: a Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação (pp. 92-112). Braga: Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). ISBN 978-989-8600-80-6. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/59869/1/2019_%20Silva_Macedo_Cunha_atas-mediacao-social.pdf
Resumo: Num contexto de tensões globais, os profissionais da Educação Social são desafiados a desenvolver um conjunto muito diferenciado de competências. Neste trabalho apresentamos o projeto ELISSE (E-learning for intercultural skills in Social Education), com financiamento europeu, que tem por objetivo a preparação dos estudantes de Educação/Trabalho Social para desenvolverem atividades em contextos multiculturais. O diagnóstico permitiu identificar necessidades específicas de formação dos Educadores Sociais que tencionem desenvolver a sua atividade profissional em ambientes multiculturais: melhorar o apoio pedagógico para a mobilidade internacional em países não europeus (“países do Sul”); melhorar a formação em Educação Social em termos de educação à distância. Depois do diagnóstico construído pelos parceiros de diferentes países (Bélgica, França, Holanda, Itália, Canadá e Portugal), o projeto tem dois princípios fundamentais: uma experiência de estágio em “países do sul” em que os estudantes europeus serão “emparelhados” com estudantes do país anfitrião e de outros “países do norte”; módulos de formação, em parte à distância, com ferramentas e-learning, antes de partirem, durante (através de ferramentas e-learning) e depois do estágio (avaliação e reformulação). As ferramentas estarão disponíveis para quem deseje desenvolver competências interculturais em/através de estágios internacionais. Palavras-chave Estágio internacional; competências interculturais; supervisão; ferramentas e-learning
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2761
ISBN: 978-989-8600-80-6
Versão do Editor: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/59869/1/2019_%20Silva_Macedo_Cunha_atas-mediacao-social.pdf
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